Mauro Mendes se compromete a asfaltar 150 km até a fronteira com a Bolívia se país vizinho também firmar o mesmo compromisso
Governador de Mato Grosso, que cumpre agenda em Brasília, participou de uma audiência pública no Senado que debateu a implantação de uma rodovia binacional entre Brasil e Bolívia.
Por Humberto Azevedo
O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil) se comprometeu no final da manhã desta terça-feira, 11 de junho, a asfaltar 150 quilômetros até a fronteira com a Bolívia se país vizinho também firmar o mesmo compromisso. A promessa feita pelo gestor mato-grossense aconteceu durante sua participação na audiência pública promovida pela Comissão de Infraestrutura do Senado Federal que debateu a implantação de uma rodovia binacional entre os dois países.
A declaração de Mauro Mendes ocorreu após ser questionado pelo senador Wellington Fagundes (PL-MT), que presidia a sessão de audiência pública. Na oportunidade, o governador destacou “que é importante que cada um cumpra o seu papel”. “Eu acho que o governo do estado tem um papel. E o nosso papel, nós queremos desempenhar, asfaltar hoje de Vila Bela até a fronteira ali, até Palmarito, até San Ignacio [de Velasco] são 148 ou 150 km”, iniciou.
“Isso promoveria definitivamente uma infraestrutura logística melhor para que essa tão sonhada integração [da América do Sul], cantada em verso e prosa, ao longo de décadas, possa acontecer. Por que os caminhões não vão caminhar em estradas inseguras e, principalmente, e em péssimas condições. 98% do turismo mundial é feito onde tem boa infraestrutura, boas condições de se receber. Então, nós precisamos dar esse espaço”, continuou.
“O que eu posso lhe dizer [falando para o senador Wellington Fagundes] e a todos e a todos que nos acompanham, neste momento, é que o governo [estadual] entende a estratégia e entende que temos que agir. E estamos agindo. Já contratamos o projeto, o projeto ficando pronto, nós temos o compromisso de contratar os primeiros 40 km”, complementou.
OBRA TOTAL
Para na sequência destacar que se o governo boliviano também assumir o compromisso de que asfaltará o percurso até a fronteira com o Mato Grosso, então todo o trecho brasileiro seria assumido pelo governo estadual.
“Se houver o compromisso do outro lado, nós contratamos imediatamente a obra total e asfaltamos e entregamos até a fronteira permitindo esse novo eixo. Já existe um outro que é o eixo ligando a partir de Palmarito, de [laguna de] Marfil, cidades do lado boliviano até San Ignacio, que é uma obra muito mais barata do que fazer hoje de São Inácio até aquele ponto que nós temos ali na fronteira já com Mato Grosso, mais próximo da cidade de Cáceres. Então é isso, do nosso lado, compromisso firme, ações tomadas para cumprir o asfaltamento, para cooperar com o Senado, com o Congresso, com o governo federal”, completou.
VIABILIDADE FEDERAL
Mas Mauro Mendes ressaltou que a viabilidade desta obra precisa ser organizada pelo governo federal.
“Mas eu entendo que a liderança disso tem que ser do governo federal, através das suas instituições, através do Ministério das Relações Exteriores e, principalmente, do próprio governo federal dialogando com o governo [estadual] para que haja um aprimoramento, até uma intenção mais firme de se tomar as providências do outro lado [boliviano]. Muito mais que investir em outros continentes, como já foi feito no passado, financiando obras na África, na América Central, precisamos investir [e] ajudar a desenvolver os nossos vizinhos”, observou.
“Porque é muito melhor ser vizinho de gente rica, do que ser vizinho de gente pobre. Por que isso vai resolver um dos grandes problemas da América do Sul, que são as desigualdades sociais e também o narcotráfico que atormenta o Brasil e atormenta a todas as regiões. O desenvolvimento econômico cria um passo definitivo para melhorar as condições sociais e até de segurança no continente”, finalizou.
A audiência do Senado ouviu ainda o prefeito de Vila Bela da Santíssima Trindade (MT), André Bringsken (MDB); a secretária nacional de Transportes Rodoviários do Ministério dos Transportes, Viviane Esse; o secretário-executivo do Ministério da Agricultura e Pecuária, Irajá Lacerda; o subsecretário de articulação institucional do Ministério do Planejamento, Luciano Severo; o chefe da divisão de Integração de Infraestrutura do Ministério das Relações Exteriores, João Carlos Parkinson de Castro.
Participaram ainda da audiência pública o subsecretário-substituto de administração aduaneira da Receita Federal, Fausto Vieira Coutinho; o superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Mato Grosso, Arthur Nogueira; o representante da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Edeon Vaz Ferreira; o presidente da Associação dos Transportadores de Carga de Mato Grosso (ATC), Miguel Mendes; o presidente do Comitê Pró-Asfaltamento e Integração Brasil-Bolívia, Pedro Lacerda; o deputado estadual pelo Mato Grosso, Valmir Moretto (Republicanos).