• Home
  • Destaque
  • Lula e Rodrigo Pacheco lamentam morte de um dos maiores publicitários do Brasil
Um dos maiores publicitários do Brasil faleceu neste domingo 13 de outubro aos 73 anos na data em que seu clube de futebol celebra 47 anos do fim do jejum de de 23 anos de títulos, que acabou em 1977. (Foto: Divulgação / Instagram)

Lula e Rodrigo Pacheco lamentam morte de um dos maiores publicitários do Brasil

O presidente da República lamentou, ainda, no sábado o falecimento de um dos maiores humoristas do país.

 

Por Humberto Azevedo

 

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), lamentaram neste último domingo a morte de um dos maiores publicitários do Brasil – o empresário Washington Olivetto – fundador da empresa icônica de publicidade “WBrasil”, que acabou virando até tema de música composta pelo cantor e letrista carioca Jorge Ben Jor. Olivetto estava internado no Hospital Copa Star.

 

Olivetto ganhou destaque no cenário internacional com várias peças publicitárias que entram para a história e o folclore do Brasil. Corinthiano fanático, Washington Olivetto foi ainda autor entusiasta do “layout” da campanha “Democracia Corinthiana”, que antecedeu a campanha das “Diretas Já”, em 1984, que movimentou o país inteiro na esperança da população eleger diretamente o presidente do Brasil nas eleições de 1985 – fato que acabou não se concretizando, mas que ajudou a pôr fim a ditadura militar que então governava o país desde 1º de abril de 1964.

 

“Aos 73 anos, nos despedimos do publicitário Washington Olivetto, talvez o mais célebre nome da nossa propaganda. Criador de grandes campanhas da televisão brasileira, Olivetto ganhou mais de 50 prêmios no Festival de Publicidade de Cannes e ficou conhecido como a mente por trás da propaganda do “Garoto Bombril”, um personagem clássico que moldou a publicidade desde a década de 70. Sua participação em empresas foi tão famosa que virou até música, a “W/Brasil” de Jorge Ben Jor. Também foi colunista, escrevendo artigos na imprensa brasileira por anos.   Washington Olivetto foi ainda vice-presidente do Corinthians, ajudando a fundar a Democracia Corinthiana ao lado de grandes nomes como Sócrates e Casagrande, durante a ditadura militar. Meus sentimentos à família, amigos, colegas de profissão e admiradores”, escreveu o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva nas suas redes digitais.

 

“Meus sentimentos aos familiares e aos admiradores de Washington Olivetto, que morreu neste domingo. O publicitário se tornou um dos maiores ícones na profissão em razão de sua carreira construída com brilhantismo, premiada no Brasil e no exterior. A genialidade de Olivetto, impregnada na criação de suas peças, deixou marcas indeléveis no imaginário de gerações de brasileiros”, manifestou Rodrigo Pacheco, que também é o presidente do Senado Federal, por meio de nota distribuída à imprensa.

 

ARY TOLEDO

 

Um dos maiores humoristas brasileiros, Ary Toledo, que protagonizou inúmeras risadas na sua longa trajetória, faleceu no último sábado, 12 de outubro. (Foto: Divulgação / Instagram)

O presidente Lula lamentou, ainda, no sábado, 12 de outubro, o falecimento de um dos maiores humoristas do país, Ary Toledo.

 

“Humorista, cantor, músico, compositor, teatrólogo, ator e dublador. O comediante paulista Ary Toledo exerceu inúmeras atividades culturais. Em comum entre elas, o seu talento. Quando soube da morte do Ary Toledo, me lembrei da sua música “Comedor de Gilete”, sobre a situação dos retirantes nordestinos. Nascido em 1937, Ary Toledo fez carreira no rádio e na televisão com suas piadas e causos. Também gravou discos e escreveu livros. Seu humor o levou a ser preso pela ditadura militar após a piada “Quem não tem cão, caça com gato. Quem não tem gato, caça com ato”, em relação ao Ato Institucional número 5, que instituiu o regime. Meus sentimentos aos familiares, amigos e admiradores da história de Ary Toledo”, se pronunciou Luiz Inácio Lula da Silva nas suas plataformas cibernéticas.

  • Compartilhar:

PUBLICIDADE