Lula conversou o presidente de Israel, Isaac Herzog
A Coluna Direto de Brasília traz os principais destaques da capital. Confira:
Lula conversou o presidente de Israel, Isaac Herzog
O presidente escreveu em seu perfil na rede social X: “Solicitei ao Presidente todas as iniciativas possíveis para que não falte água, luz e remédios em hospitais. Não é possível que os inocentes sejam vítimas da insanidade daqueles que querem a guerra. Transmiti meu apelo por um corredor humanitário para que as pessoas que queiram sair da Faixa de Gaza pelo Egito tenham segurança. E que o Brasil está à disposição para tentar encontrar um caminho para a paz”.
Mauro Mendes comunicou que o Projeto de lei CNH “grátis” foi sancionado
“O objetivo disso é dar oportunidade para quem não tem porque, muitas vezes, com a carteira de motorista você consegue um trabalho,(…) e é uma oportunidade que o governo está dando para que milhares de jovens, de pessoas, às vezes não tão jovens assim, de idade, mas de espírito, que queiram empreender, que queiram trabalhar e às vezes no momento de dificuldade, essa isenção pode ajudar você a encontrar um caminho e com ele construir um presente e um futuro melhor para todos”, afirmou o gestor do Estado, em um vídeo publicado em suas redes sociais.
PGR pede que STF derrube leis que limitam mulheres em concursos na PM e Bombeiros
Ao pedir que o STF declare as normas inconstitucionais, a Procuradoria ressalta que seu objetivo é garantir o direito isonômico de acesso a cargos públicos nas corporações militares, de modo que todas as vagas sejam acessíveis às mulheres, caso sejam aprovadas e classificadas nos concursos correspondentes, concorrendo em igualdade de condições com os homens.
Israel: Itamaraty confirma morte de brasileira
Afirmou que essa é a terceira morte de brasileiros confirmada nos atentados ocorridos em Israel. “Ao solidarizar-se com a família, amigas e amigos de Karla, o governo brasileiro reitera seu total repúdio a todos os atos de violência contra a população civil”, informa nota do Itamaraty.
Alexandre Silveira anuncia investimentos de R$ 500 bi da TotalEnergies no Brasil
“Isso mostra que as empresas estão voltando a investir no nosso país, confiando na política do presidente Lula, de priorizar a geração de emprego e renda por meio das potencialidades nacionais, sempre com frutos sociais para nossa população”, destacou o ministro Alexandre Silveira.
Brasil preside reunião do Conselho de Segurança da ONU, em Nova York
O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, comanda nesta sexta-feira (13/10) em Nova York uma reunião do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas convocada pelo Brasil.
Na pauta do evento, a partir das 15h (horário local, 16h no Brasil), temas como a situação humanitária na Faixa de Gaza, ameaças à segurança e à paz mundial e desdobramentos do conflito no Oriente Médio serão discutidos.
Produtores de MT devem informar dados de rebanho e propriedades ao Indea
Produtores de bovinos, bubalinos, suínos e aves comerciais deverão em novembro informar ao Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT) os dados detalhados dos rebanhos e das propriedades rurais. A ação tem como intuito corrigir o estoque de rebanho na ficha de cadastro do órgão. Em termos de rebanho bovino, Mato grosso é líder com mais de 34,4 milhões de animais.
Ministro do Mapa visita terminal de cargas em Viracopos
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, esteve na quarta (11) no aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), onde conheceu a área administrativa, o terminal de carga viva para exportações e importações de animais vivos, além dos terminais de carga onde ficam armazenados produtos agropecuários importados e para exportação. Durante a visita, a chefe do Vigiagro em Viracopos, Rita Lourenço, explicou que algumas instalações precisam ser ampliadas, em função do volume de animais vivos em trânsito ter crescido. Fávaro e reforçou que o Mapa vai apoiar nas adequações.
Presidente Lula discute situações climáticas de SC e AM com ministros
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva coordenou na quinta-feira à tarde, por videoconferência, uma reunião com ministros para discutir a situação das chuvas intensas que atingem Santa Catarina, na Região Sul, e da forte seca e incêndios florestais que castigam o Amazonas, na Região Norte. “Determinei aos ministros que todas as equipes estejam mobilizadas e à disposição dos governos estaduais e das prefeituras. O Governo Federal está atento, presente e atuando para atender a população e remediar os danos causados pelos extremos climáticos”, publicou Lula.
Revisão das cotas é um dos itens da pauta da reunião do FMI
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou, nesta quinta-feira (12), que a diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, manifestou a intenção de apresentar um cronograma para a revisão das cotas com que cada país emergente, incluindo o Brasil, contribui para o fundo. “Ela disse querer apresentar uma nova fórmula para realinhamento e nos convidou a pensar sobre esta possibilidade”, declarou o ministro a jornalistas.
Esta coluna é produzida pela equipe do Grupo RDM em Brasília: Andreza Nunes e Thalía Magalhães, com supervisão de Hulda Rode.