Lula conversa por telefone com o rei do Catar, xeique Tamim Bin Hamad Al Thani
Na conversa, os dois chefes de Estado trataram das relações bilaterais e decidiram acertar, por meio dos ministérios de Relações Exteriores das duas nações, uma data para a visita do monarca árabe ao Brasil em 2025.
Por Humberto Azevedo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva telefonou nesta terça-feira, 7 de janeiro, por volta das 12 horas, horário de Brasília, para o rei do Catar, xeique Tamim Bin Hamad Al Thani. Na ligação, que durou cerca de 30 minutos, os dois chefes de Estado trataram das relações bilaterais que, em 2024, completaram 50 anos.
Lula recordou a visita que fez a Doha em novembro de 2023 e agradeceu a participação do monarca no encontro de cúpula dos 20 países mais ricos do mundo (G20), realizado em novembro na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ).
Na oportunidade, Lula também cumprimentou o representante máximo do Catar pelo apoio daquele país à Aliança Global contra a Fome e a Pobreza e pela decisão de sediar a primeira cúpula da Aliança, que será realizada em novembro deste ano, em paralelo à cúpula mundial de desenvolvimento social da Organização das Nações Unidas (ONU).
O presidente brasileiro observou que a primeira-dama, Janja Lula da Silva, retornou de Doha, em setembro último, impressionada com o trabalho da Xeica Mozah, “rainha-mãe” do Catar e mãe do atual monarca, promovida por meio da organização “Educação Acima de Tudo”.
Os dois chefes de Estados discutiram, ainda, meios para ampliar o comércio bilateral e a identificação de oportunidades de investimentos cataris no Brasil em diversas áreas. Decidiram, por fim, acertar, por meio dos ministérios de Relações Exteriores, uma data para nova visita do rei catariano ao Brasil em 2025.
Com informações de assessoria.