Líder do União Brasil, Elmar Nascimento anuncia apoio a candidatura de Hugo Motta para sucessão de Arthur Lira
Com a decisão do parlamentar baiano e da legenda, antigo DEM (PFL) e que surgiu após fusão com o PSL, em 2022, ao qual elegeu Bolsonaro em 2018, o atual líder do Republicanos conta com apoio de quase todos partidos da Câmara, com exceção do Novo e do PSOL.
Por Humberto Azevedo
O Líder do União Brasil na Cãmara, Elmar Nascimento (BA), anunciou em encontro às portas fechadas e divulgado no início da noite desta última quarta-feira, 13 de novembro, o apoio a candidatura do líder do Republicanos, deputado Hugo Motta (PB), para a sucessão do atual presidente da “Casa do Povo”, Arthur Lira (PP-AL).
Com a decisão do parlamentar baiano e da legenda, antigo Democratas (DEM) após substituir deixar de ter nome de Partido da Frente Liberal (PFL), em 2011, e que surgiu depois da fusão com o Partido Social Liberal (PSL), em 2022, ao qual elegeu o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL), em 2018, o atual líder do Republicanos – partido que é um braço político da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), conta com o apoio de quase todos os partidos da Câmara, com exceção do ultraliberal Novo e do esquerdista Partido do Socialismo e Liberdade (PSOL).
“Esta reunião foi marcada de última hora. (…) Não poderia colocar acima de tudo os interesses do partido. (…) Nós tínhamos uma ambição justa, como é justa para todos os deputados da Casa, é justo para todos os partidos como o União Brasil. (…) Mas a gente tem que entender que num momento em que alguém constrói uma convergência e que busca unificar toda a Casa, o que a gente pode fazer de melhor, sobretudo, a bancada que é grande e qualificada, é contribuir com sugestões que visem aprimorar o funcionamento do Legislativo e que possa nos fazer aproximar mais da população”, afirmou Nascimento num vídeo gravado pela assessoria.