• Home
  • Mundo
  • Itamaraty anuncia novo sherpa para organizar a presidência brasileira do BRICS em 2025
Maurício Carvalho Lyrio, durante sua atuação como sherpa do G20 Brasil em 2024 - (Foto: Audiovisual G20 Brasil / Secom-PR)

Itamaraty anuncia novo sherpa para organizar a presidência brasileira do BRICS em 2025

O embaixador Mauricio Carvalho Lyrio assumirá a função em substituição ao atual sherpa, Eduardo Paes Saboia, acusado nos bastidores de possuir viés anti-China e anti-BRICS.

 

Por Humberto Azevedo

 

O governo federal, por meio do Ministério das Relações Exteriores (MRE), nomeou nesta quarta-feira, 22 de janeiro, o embaixador Mauricio Carvalho Lyrio, como novo sherpa do Brasil junto ao bloco econômico formado pelos países que compõem o BRICS. Lyrio terá a missão de liderar as negociações e organizar a agenda do grupo durante a presidência brasileira em 2025.

 

Secretário de Assuntos Econômicos e Financeiros do MRE,a designação ocorre em meio à preparação das atividades da presidência brasileira do grupo, iniciada em 1º de janeiro deste ano. O encontro de cúpula dos chefes de Estados dos países que integram o BRICS acontecerá em julho na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ). O nome sherpa é uma referência e faz alusão aos guias das montanhas mais altas do mundo como o Everest e o K9.

 

Lyrio foi designado pelo governo por possuir vasta experiência na organização de eventos semelhantes e por já ter desempenhado a mesma função durante o encontro de cúpula dos 20 países mais ricos do planeta (G20), que também aconteceu no Brasil no último mês de outubro de 2024 na capital fluminense

 

De acordo com nota oficial do MRE, a escolha de Lyrio para a atuar como negociador-chefe do país no grupo acontece em substituição ao também embaixador Eduardo Paes Saboia, acusado nos bastidores de possuir um viés anti-China e propriamente anti-BRICS. Com a substituição, caberá à Lyrio organizar a agenda das reuniões técnicas e ministeriais que acontecerão durante a presidência brasileira do bloco econômico, bem como do encontro de cúpula.

 

Integram o BRICS, como países fundadores, Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Além dos fundadores, o bloco possui como membros-permanentes Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã; e como membros-parceiros Belarus, Bolívia, Cazaquistão, Cuba, Malásia, Nigéria, Tailândia, Uganda e Uzbequistão.

 

NOTA

 

Abaixo, segue a íntegra da nota expedida pelo MRE informando a troca do atual sherpa Sabóia por Maurício Carvalho Lyrio.

 

“O governo brasileiro designou o embaixador Mauricio Carvalho Lyrio, Secretário de Assuntos Econômicos e Financeiros do Ministério das Relações Exteriores, para a função de negociador-chefe (sherpa) do Brasil no BRICS, por ocasião da presidência brasileira do bloco em 2025, em substituição ao embaixador Eduardo Paes Saboia. Com larga experiência diplomática, o embaixador Mauricio Carvalho Lyrio é também o sherpa do Brasil no G20 e estará a cargo da organização de extensa agenda de reuniões técnicas e ministeriais durante a presidência pro tempore brasileira do BRICS, que culminará com a Cúpula de líderes”, informou o Itamaraty.

  • Compartilhar:

PUBLICIDADE