sexta-feira, outubro 18, 2024

Últimas Postagens

Israel promete “resposta dura” ao ataque do Irã, diz chanceler israelense

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Irã comunicou e alertou os EUA, por meio da Suécia, para não interferirem num eventual conflito entre os dois países.

 

Por Humberto Azevedo

 

O ministro israelense das Relações Exteriores, Israel Katz, ordenou que os embaixadores do país notifiquem diversos países da região do Oriente Médio e do mundo que Israel “dará uma resposta dura” ao ataque realizado pelo Irã nesta terça-feira, 1º de outubro. A informação foi apurada pelo repórter político da “Axios”, Barak Ravid, citando uma fonte ligada ao governo israelense.

 

De acordo com a apuração, o chefe da diplomacia do Estado sionista israelense afirmou que a resposta é destinada a proteger os cidadãos do seu país. O ataque feito pelo Irã lançou várias centenas de mísseis balísticos em direção a Israel em resposta aos assassinatos do secretário-geral do Hezbollah, Hassan Nasrallah, do chefe do gabinete político do Hamas, Ismail Haniya e do general iraniano Abbas Nilforoushan.

 

“O ministro israelense das Relações Exteriores, Israel Katz, instruiu os embaixadores israelenses em todo o mundo a transmitir uma mensagem aos chefes de Estado em países que os acolhem, que ‘Israel responderá ao ataque iraniano com severidade e protegerá seus cidadãos'”, escreveu Barak Ravid na plataforma “X”, antigo “Twitter”, bloqueado no Brasil por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) após diversos descumprimentos de ordens judiciais.

 

APOIO DOS EUA

 

Após ocorrido o ataque iraniano ao território israelense, o governo dos Estados Unidos da América (EUA) se posicionaram e disseram que suas forças na região estão de prontidão para ajudar Israel. No entanto, grupos armados iraquianos declararam nesta última terça-feira, 1º de outubro, que as bases estadunidenses no Iraque e na região serão alvos se os Estados Unidos se juntarem a qualquer resposta promovida por Israel aos ataques iranianos, ou se Israel usar o espaço aéreo iraquiano contra o regime teocrático islamita de Teerã, relataram alguns grupos, conforme apuração da Agência Reuters.

 

ALERTA

 

O regime persa enviou à Suécia uma mensagem para que fosse transferida a Casa Branca informando que o ataque com mísseis iranianos a Israel foi um “direito legítimo do Irã à autodefesa”. Ao mesmo tempo, o governo iraniano alertou separadamente os EUA para não interferirem num eventual conflito que possa haver entre Israel e Irã. O alerta foi feito pelo ministro das Relações Exteriores iraniano, Abbas Araghchi, nesta quarta-feira, 2 de outubro, ao comentar sobre a possibilidade de conflito no Oriente Médio. Segundo o integrante do governo do Irã, ele acredita que a situação na região se estabilizará nos próximos dias.

 

“Uma troca de mensagens não significa [a existência] de acordos, e antes da resposta [do Irã às ações de Israel na região] não houve troca de mensagens. Após a resposta, um aviso foi emitido à Suécia para repassá-lo aos Estados Unidos, e foi dito [nesta mensagem] que este [ataque de mísseis contra Israel] era nosso direito à autodefesa, e não temos intenção de continuar [os ataques]. Também emitimos um aviso aos Estados Unidos para se afastarem e não interferirem”, afirmou Araghchi, de acordo com a agência de notícias “Tasnim”.

 

“Vejo os próximos dias como brilhantes. A possibilidade de conflito existe, mas nossas forças estão totalmente preparadas. Ontem à noite, atingimos apenas alvos militares e de segurança e, diferentemente do lado israelense, não afetamos a esfera civil. Acreditamos que veremos uma espécie de estabilização gradual da situação na região nos próximos dias”, complementou o chanceler iraniano.

 

RESPOSTAS À RESPOSTA

 

Ainda de acordo com a apuração, o ministro disse que as Forças Armadas do Irã estão prontas para quaisquer possíveis ações de Israel.

 

“Nossas Forças Armadas estão preparadas para possíveis ações do regime israelense. Se quaisquer novas medidas forem tomadas pelo regime [israelense] e aqueles que o apoiam, eles enfrentarão uma resposta mais dura do Irã”, afirmou o ministro das Relações Exteriores iraniano, Abbas Araghchi. 

 

Com informações do Sputnik.

Latest Posts

Não perca