Governo federal reconhece situação de emergência em 19 cidades afetadas por desastres
Estão na lista municípios dos estados da Bahia, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco e Rio de Janeiro.
Por Humberto Azevedo
O governo federal, por meio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta quarta-feira, 29 de janeiro, a situação de emergência em 19 cidades afetadas por desastres causadas pelas mudanças climáticas. As portarias com os reconhecimentos foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU).
O reconhecimento da situação de emergência acontece após as cidades terem sido castigadas por fortes chuvas, que causou enormes alagamentos, e também por longos períodos de estiagem (seca).
Tiveram o reconhecimento federal da emergência os municípios de Livramento de Nossa Senhora e Ubatã (BA); Nova Nazaré (MT); Capitão Andrade, Diamantina, Ferros, Goiabeira, José Gonçalves de Minas, Juramento, Rio Espera, Santana do Paraíso, São Domingos do Prata, São João do Manteninha e São João do Paraíso, em Minas Gerais (MG); Sairé e Sertânia (PE); Lastro e Quixabá (PB); e Cordeiro (RJ).
Agora, as prefeituras já podem solicitar recursos do governo federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros.
A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.
ENFRENTAMENTO
Para enfrentar e capacitar os agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD, a Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitação e qualificação. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e Defesa Civil nas três esferas de governo.
Com informações de assessoria.