• Home
  • Regiões
  • Governo federal entrega mais 156 novas ambulâncias para 114 municípios
Apenas no mês de março de 2025, o Governo Federal entregou 945 ambulâncias para todo o país. (Foto: Rafael Nascimento / Secom-MS)

Governo federal entrega mais 156 novas ambulâncias para 114 municípios

Ao todo, 94 cidades receberam as ambulâncias pela primeira vez na história. Com a entrega, a cobertura do SAMU se aproxima de 90% da população do país, com meta de universalizar o serviço de atendimento.

 

Por Humberto Azevedo

 

Mais 156 novas ambulâncias do Serviço de atendimento móvel urbano (Samu) foram entregues para 114 municípios de 15 estados nesta quinta-feira, 27 de março, durante cerimônia na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF). As Unidades de Suporte Básico (USB) darão assistência a mais de dois milhões de brasileiros. O SAMU também é conhecido pelo número 192, que são os digitos para que o serviço seja acionado por telefone.

 

A cerimônia contou com a participação do presidente em exercício e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDICS), Geraldo Alckmin (PSB), e do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, além de representantes do setor e prefeitos dos municípios beneficiados.

 

Com essa expansão, o total de veículos entregues desde 2023 ultrapassou 2,2 mil unidades e chega a quase 90% da população do país, um avanço histórico no compromisso de garantir saúde pública para todos. No total, foram investidos R$ 50,5 milhões por meio do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para a compra dos veículos.

 

Durante seu discurso, Alckmin, ressaltou a necessidade de fortalecer a saúde pública do país. Como exemplo, mencionou a pandemia de Covid-19 e os impactos do negacionismo e da negligência com a vida. O presidente em exercício também destacou a importância do SUS e da descentralização da saúde no Brasil.

 

Alckmin lembrou ainda que, antes da Constituição de 1988, apenas trabalhadores com carteira assinada tinham acesso ao sistema público de saúde. Com a criação do Sistema Único de Saúde (SUS), a saúde se tornou direito universal com atendimento igualitário.

 

“Veio a Constituição de 1988 e veio o conceito de Seguridade Social, a saúde não contributiva. Ninguém precisa pagar nada, é direito do cidadão. Aliás, não precisa nem ser brasileiro. Um estrangeiro, se estiver em território nacional, e cair, quebrar o braço, ele é atendido, porque está no território brasileiro”, pontuou o presidente em exercício.

 

“O negacionismo e o descaso com a vida fizeram, infelizmente, o Brasil perder mais de 700 mil pessoas. Nós temos 3,5% da população mundial e tivemos 10,5% das mortes por Covid-19 no mundo. Três vezes mais que a média mundial. Então, é fortalecer o SUS e recuperar esse dom maravilhoso de Deus, que é a vida”, sinalizou Alckmin.

 

CIDADES

 

Entre as cidades, 94 vão receber uma ambulância pela primeira vez. O município goiano de Cavalcante, um dos mais antigos de Goiás, recebeu a primeira ambulância de sua história. A cidade abriga a terceira maior população quilombola do país, com 4,7 mil pessoas autodeclaradas. No Nordeste, o município de São Lourenço do Piauí (PI), com 4,4 mil habitantes, é outra cidade que, até então, não possuía uma ambulância do Samu 192.

 

Os 156 novos veículos serão distribuídos pelos estados do Amazonas (4), Bahia (35), Goiás (5), Maranhão (11), Minas Gerais (19), Mato Grosso do Sul (7), Pará (1), Paraíba (14), Pernambuco (2), Piauí (21), Paraná (14), Rio de Janeiro (1), Rio Grande do Norte (4), Rio Grande do Sul (4) e São Paulo (14). Apenas no mês de março de 2025, o Governo Federal entregou 945 ambulâncias para todo o país.

 

Ministro Alexandre Padilha em “ambulanciata” do Samu na Esplanada dos Ministérios. (Foto: Rafael Nascimento / Secom-MS)

 

No início deste mês, o governo realizou o maior repasse de ambulâncias da atual gestão , com 789 novos veículos para 559 cidades de 21 estados, reforçando a missão de universalizar o serviço de atendimento em saúde. Dessa entrega, 86 ambulâncias eram Unidades de Suporte Avançado (USA), conhecidas como UTI Móvel, que não eram entregues desde 2018.

 

O Ministério da Saúde prevê fazer a entrega de outras 394 ambulâncias nos próximos meses: 45 em Sete Lagoas (MG) em abril; e 193 em Lauro de Freitas (BA) em maio. A meta é entregar mais 2,3 mil ambulâncias até 2026, sendo 1,3 mil previstas para 2025. Ao todo, o governo federal garantiu 2222 novas ambulâncias do Samu 192 — volume seis vezes maior que o registrado entre 2019 e 2022, quando 366 unidades foram entregues à população.

 

Com essa expansão, mais de 6,1 milhões de pessoas passaram a ter acesso ao atendimento de urgência. Atualmente, o Samu 192 conta com mais de 4,3 mil veículos em circulação e chega a 188,6 milhões de brasileiros em 4.143 municípios. Do total de veículos entregues, 1.917 unidades renovaram a frota dos estados e municípios, representando 49,6% dos veículos habilitados e em atividade.

 

Para o ministro Padilha, a entrega das ambulâncias representa mais do que uma distribuição de veículos. Além disso, o titular da Saúde aproveitou para informar que os gestores de saúde dos estados e municípios têm até 31 de março (segunda-feira) para solicitar a ampliação ou renovação da frota do Samu 192 por meio da edição 2025 do Novo PAC Seleções da Saúde. 

 

“O que nós estamos fazendo aqui é fortalecendo, cada vez mais, um serviço que reduz o tempo de espera do atendimento e salva vidas em todo o país. Nós estamos expandindo o Samu e a nossa meta, planejada desde o início do governo do presidente Lula, é chegar à universalização do Samu e garantir esse equipamento em 100% do nosso território nacional. (…) Já estamos preparando uma nova aquisição de ambulâncias. Queremos chegar no ano que vem com o Samu em 100% do território nacional”, frisou o ministro da Saúde.

 

Com informações de assessoria.

  • Compartilhar:

PUBLICIDADE