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Estão previstos ainda ao longo de todo sistema rodoviário 26 pontos de abastecimento para veículos elétricos, sendo 2 unidades em cada posto de atendimento ao usuário (SAU). (Foto: Bruno Rezende / Secom-MS)

Governo de MS publica novo edital da “Rota da Celulose”; Eduardo Riedel destaca que nova licitação é uma grande oportunidade para o desenvolvimento

Com previsão de investimentos que chegam a R$ 10 bilhões em capital privado, o leilão dos novos trechos, que abrangerão ao todo 870,3 km a serem administrados por uma concessão pelos próximos 30 anos, está agendado para 8 de maio.

 

Por Humberto Azevedo

 

O governo do estado de Mato Grosso do Sul (MS) publicou nesta quinta-feira, 30 de janeiro, no Diário Oficial do Estado (DOE-MS) o novo edital da “Rota da Celulose”. O governador sul-mato-grossense, Eduardo Riedel (PSDB), destacou que a nova licitação é uma grande oportunidade para o desenvolvimento do estado. O aviso de licitação também foi publicado nesta quinta.

 

Com atualizações e modernizações no projeto, o novo edital abre concorrência objetiva para conceder à iniciativa privada os serviços públicos de recuperação, operação, manutenção, conservação, implantação de melhorias e ampliação da capacidade do sistema rodoviário composto por trechos das rodovias estaduais MS-040, MS-338 e MS-395, além das federais BR-262 e BR-267. Ao todo são 870,3 km a serem administrados pelos próximos 30 anos.

 

Com previsão de investimentos que chegam a R$ 10 bilhões em capital privado, o leilão dos novos trechos está agendado para acontecer na data de 8 de maio.  A “Rota da Celulose” apresentada ao mercado está localizada na porção Central e Leste do estado e inclui os principais corredores que ligam a capital Campo Grande as principais cidades da região Sudeste do país, passando por nove municípios e alcançando 1,2 milhão sul-mato-grossenses.

 

A região possui o maior centro industrial do estado, em plena expansão, com destaque aos municípios de Campo Grande, Sidrolândia, Nova Alvorada do Sul e Ribas do Rio Pardo, onde está localizada a maior indústria de celulose do mundo. Também beneficia a integração com os principais acessos da “Rota Bioceânica de Capricórnio”.

 

ADEQUAÇÕES

 

Mais detalhes, como recebimento das propostas, sessão de abertura dos envelopes, edital e demais documentos estão disponíveis no endereço cibernético do EPE: www.epe.segov.ms.gov.br. (Foto: Bruno Rezende / Secom-MS)

 

Todas as adequações necessárias para ajustar o projeto ao atual cenário nacional de concessões rodoviárias foi realizada pelo Escritório de Parcerias Estratégicas (EPE), órgão do governo estadual responsável pela iniciativa, que revisou o cronograma de concessão,  lançando agora uma versão atualizada do edital. Apesar da perspectiva de aumento da taxa de juros, que impacta nos custos dos investimentos, foi possível reavaliar a taxa de retorno do projeto e acompanhar as medidas já adotadas e praticadas pelo governo federal.

 

Com os novos ajustes, foram mantidos os grandes investimentos para garantir segurança viária e melhoria na trafegabilidade, com especial atenção à manutenção de tarifas justas aos usuários das rodovias.

 

“A revisão do projeto vai estimular maior competição entre os investidores no leilão previsto para maio. As melhorias implantadas ampliam a atratividade do projeto sem comprometer a qualidade do serviço oferecido ao usuário. Isso abrirá espaço para descontos nas tarifas. Vamos garantir uma infraestrutura de qualidade beneficiando diretamente a população. Impulsionar o desenvolvimento econômico e social desta região tão importante para Mato Grosso do Sul”, comentou o governador Eduardo Riedel destacando a iniciativa para o desenvolvimento do estado.

 

EXPECTATIVAS

 

A tarifa quilométrica considerada no estudo está alinhada com as praticadas em outras concessões estaduais e se manteve abaixo da média nacional das concessões que estão sendo atualmente licitadas. (Foto: Bruno Rezende / Secom-MS)

 

A secretária de Parcerias Estratégicas, Eliane Detoni, compartilhou sua visão sobre o resultado final da revisão do projeto e suas expectativas para o próximo leilão, que para ela resultará em um serviço de excelência e de futuro para o estado. Detoni ainda explicou que houve uma melhor distribuição no cronograma sem comprometer a qualidade e volume de investimentos necessários para melhorar a trafegabilidade e segurança dos usuários das rodovias, além da revisão de pontos específicos da matriz de riscos do projeto em linha com o que vem sendo adotado nas mais recentes estruturações do setor rodoviário.

 

“Estamos entregando o resultado de um trabalho técnico robusto e detalhado e condizente com a realidade macroeconômica atual. Esta revisão nos permitiu aprimorar o projeto alinhando-o às demandas da sociedade e às necessidades do mercado, sem comprometer a transparência e a conformidade com as melhores práticas regulatórias”, salientou Eliane.

 

OBRAS PREVISTAS

 

Dentre as principais inovações do projeto estão os pórticos de cobrança de pedágio automático, pesagem eletrônica dinâmica, instalação de no mínimo 484 câmeras de reconhecimento óptico de caracteres e sistema de comunicação com os usuários. (Foto: Bruno Rezende / Secom-MS)

 

Os investimentos são para ampliar e antecipar melhorias na malha viária. Serão 115 km em duplicações, 457 km de acostamentos, 245 km em terceiras faixas, 12 km de marginais, implantação de 38 km em contornos de municípios, 62 dispositivos em nível, 4 dispositivos em desnível, 25 acessos, 22 passagens de fauna, 20 alargamentos de pontes e implantação de 3 mil e 780 metros quadrados (m²) obras de arte especiais.

 

A malha passa a ter 100% de acostamento. Mesmo com os ajustes, os principais investimentos da concessão se concentram nos primeiros 8 anos de vigência do contrato. Com isso, serão construídos novos contornos em Ribas do Rio Pardo, Água Clara, Santa Rita do Pardo e Bataguassu.

 

O cronograma de operação, que estipula prazos para finalização das obras primordiais, foi uma das alterações do novo edital: foi estendido para o 6º e 8º ano de contrato. Já o contorno de Três Lagoas está com construção garantida, sob responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT), e será incorporado à concessão após a conclusão das obras, prevista para o quarto ano de contrato.

 

PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

 

O projeto reajustou para R$ 0,19 por quilômetro em pistas simples e R$ 0,26 para pista dupla. (Foto: Bruno Rezende / Secom-MS)

 

Para proporcionar mais segurança e eficiência na prestação de serviços aos usuários a concessionária deverá implantar e operacionalizar veículos de inspeção para controle do tráfego, que circularão continuamente no trecho concedido, verificando as condições de segurança na rodovia, prestando auxílio aos usuários, detectando ocorrências e acionando os recursos necessários ao atendimento.

 

O apoio contará ainda com 13 guinchos para socorro mecânico, 13 ambulâncias de atendimento e socorro médico, 5 caminhões-pipa para combate a incêndios, 5 caminhões adaptados para apreensão de animais e desobstrução de pistas e 13 postos de atendimentos aos usuários com estacionamento, sanitários, telefones e área de descanso.

 

Ao longo das margens das rodovias serão instalados três Postos de Parada e Descanso (PPD). Um posto em cada uma das principais rodovias (MS-040, BR-262 e BR-267) com infraestrutura necessária para proporcionar descanso seguro aos motoristas profissionais de transporte rodoviário de cargas e passageiros.

 

Os postos serão os locais onde os caminhoneiros poderão fazer refeições, realizar higiene pessoal ou mesmo descansar depois de muitas horas de trabalho. Essa medida visa promover a segurança nas estradas, reduzir a fadiga dos motoristas, prevenir acidentes e garantir condições adequadas de repouso.

 

INOVAÇÕES

 

O projeto prevê ainda o atendimento às diretrizes do programa Estrada Viva, do Governo do Estado, para preservação da fauna silvestre. Entre as ações estão a implantação de dispositivos de prevenção de acidentes como passagens de fauna, tela condutora, placas de alerta e lúdicas, controladores de velocidade bem como serviço de Resgate e Reabilitação de Fauna e ações de educação ambiental dos usuários e comunidade em geral.

 

TARIFAS

 

Para composição da política tarifária foram adotados os parâmetros de diferenciação de tarifa entre as de pista simples e de pista dupla (40% superior). A cobrança de pedágio será 100% eletrônica (sistema free-flow) com desconto de 5% na tarifa para usuários optantes pelo sistema de tag válido (AVI), e descontos progressivos de até 20% da tarifa para veículos de passeio de acordo com a frequência e isenção de cobrança para motocicletas. A entrega das propostas será realizada no dia 5 de maio de 2025 na Bolsa de Valores (B3), em São Paulo (SP). 

 

Com informações de assessoria.

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