Combate a incêndio no Pantanal em 2024 (Foto: Álvaro Rezende / Secom-MS)

Governo de MS assina decreto de emergência ambiental por 180 dias

A medida foi adotada devido às condições climáticas adversas que favorecem a propagação de focos de incêndios florestais em todos os biomas, principalmente o Pantanal.

 

Por Humberto Azevedo

 

O governador Eduardo Riedel (PSDB) assinou nesta quinta-feira, 27 de março, o decreto de emergência ambiental em todo estado de Mato Grosso do Sul (MS) pelo prazo de 180 dias. A medida foi adotada devido às condições climáticas adversas que favorecem a propagação de focos de incêndios florestais em todos os biomas, principalmente o Pantanal.

 

O ato de assinatura ocorreu durante o lançamento do “Pacto do Pantanal”, no auditório do Bioparque Pantanal, com a presença do vice-ministro do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), João Paulo Capobianco. O secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) de MS, Jaime Verruck, destacou que a medida vai contribuir para ações de prevenção e enfrentamento aos incêndios florestais. 

 

Verruck afirmou, ainda, que o decreto de emergência foi assinado em função das condições climáticas adversas, avaliadas através do Centro de monitoramento do tempo e do clima de MS (Cemtec), Centro nacional de monitoramento e alertas de desastres naturais (Cemaden) e do Laboratório de aplicações de satélites ambientais (Lasa) do departamento de meteorologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

 

Para realizar o combate aos incêndios florestais, o Corpo de Bombeiros Militar de MS terá investimento de R$ 34,8 milhões neste ano e estará presente em todo território do Pantanal, com 177 militares nas guarnições de combate aos incêndios (florestais), distribuídos em 11 bases operacionais.

 

“Estamos com volume hídrico abaixo da média histórica para o período da região do Pantanal. Então este decreto de emergência que vale por 180 dias contribui para ordenarmos todas as nossas ações de prevenção e sabemos que daqui um mês já estaremos fazendo ações de combate a incêndios florestais no Pantanal”, comentou o secretário sul-mato-grossense.

 

Com informações de assessoria.

  • Compartilhar:

PUBLICIDADE