GDF promove neste domingo “3ª Caminhada da Memória” voltada para atender a Melhor Idade
A ação da Secretaria de Saúde do DF tem como objetivo conscientizar idosos e familiares sobre doenças como o alzheimer; na oportunidade, os servidores da pasta aplicarão doses de vacinas contra gripe, covid-19, dentre outras.
Neste domingo, 15 de setembro, profissionais da Secretaria de Saúde do governo do DF (SES-DF) estarão presentes na “3ª Caminhada da Memória” – um evento anual, realizado pelo “Coletivo Filhas da Mãe”, que tem como objetivo sensibilizar idosos e familiares sobre a doença de alzheimer.
Após a caminhada, que irá ocorrer no “Eixão Norte”, as equipes estarão a postos para aplicar doses contra influenza (gripe), o novo coronavírus (covid-19) e outras doenças do calendário de rotina como hepatite B, febre amarela, tríplice viral, dentre outras. Veja aqui a lista das vacinas que estarão sendo aplicadas.
O tema da caminhada deste ano é “a sociedade do cuidado”, que terá início às 8 horas, com o trajeto percorrendo da quadra 204 Norte até a quadra 208 Norte, onde a equipe do “Carro da Vacina” estará instalada. Aberto ao público, estima-se a participação de mais de 400 pessoas.
A gerente da Rede de Frio Central da SES-DF, Tereza Luiza Pereira, destaca que a ação promove acesso à vacinação de um público específico e mais vulnerável. “As pessoas idosas normalmente possuem alguma comorbidade ou condição clínica especial que debilita a saúde. Levando a imunização até eles, facilitamos a prevenção para diversas doenças imunopreviníveis”, comentou.
Até às 12 horas, além da vacinação, o evento irá oferecer diversas atividades gratuitas voltadas ao autocuidado como meditação, Técnicas de Redução de Estresse (TRE), Tai Chi Chuan, exercícios direcionados ao público de pessoas com mais de 60 anos, oficinas de bicicleta, de estímulo ao envelhecimento saudável e ativo e sobre prevenção de demências como o alzheimer e outras.
Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, cerca de dois milhões de pessoas vivem com alguma forma de demência. Estima-se que, até 2050, esse número triplique. Nesse sentido, a “Caminhada da Memória” busca chamar a atenção para o tema, em especial do alzheimer. O evento integra o calendário do “Setembro Roxo”, mês de conscientização mundial sobre a doença e outras demências.
Psicanalista e uma das coordenadoras do “Coletivo Filhas da Mãe”, Cosette Castro enfatiza que o cuidado permeia todas as relações sociais e, quando não está presente, aumenta a violência social, o abandono e a solidão. “Consideramos muito importante a parceria com a SES-DF, pois estimula a promoção da saúde em um espaço diferenciado e com ampla participação popular”, diagnostica a profissional de saúde mental.
O “Coletivo Filhas da Mãe” é uma rede de apoio às pessoas que cuidam de familiares sem remuneração, majoritariamente mulheres que trabalham na invisibilidade.