Fumaça cobre Brasília após fogo no Parque Nacional
Por Carolina da Costa Lima
Brasília amanheceu coberta por fumaça nesta segunda-feira. O incêndio no Parque Nacional de Brasília teve início neste domingo e encobriu a capital federal de fumaça durante a madrugada e perdurou até o início do dia.
Como resultado disso, escolas próximas ao parque optaram por suspender as aulas presenciais no dia de hoje. A Universidade de Brasília também suspendeu as atividades no dia de hoje.
Em razão da queimada, a Secretaria da Educação do Distrito Federal permitiu que escolas próximas às áreas afetadas tenham autonomia para suspender aulas quando identificarem riscos à saúde dos alunos. Até o momento, o CEF 306 Norte, o Centro de Ensino Médio da Asa Norte (CEAN), o CEM Paulo Freire, na 610 Norte e o Centro de Ensino Fundamental 1 do Lago Norte (CELAN) suspenderam as aulas.
O presidente Lula sobrevoou a área do Parque Nacional neste domingo e se reuniu com a ministrar do Meio Ambiente Marina Silva para discutir acerca das mudanças climáticas e incêndios que assolam o Brasil.
As queimadas continuam. Por volta de 12h, havia um efeito de cerca de 70 combatentes no local, entre eles integrantes do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF) e do governo federal.
De acordo com o CBMDF, o fogo apesar de ser considerado de “grandes proporções”, está sob controle. Os combatentes, porém lidam com cautela, em razão do clima seco e demais circunstâncias climáticas.