Fábrica Social entrega 12 mil lençóis para a Secretaria de Saúde
Itens serão distribuídos entre os hospitais da rede pública. Outros cinco mil unidades serão doadas ao Rio Grande do Sul
Por Secretaria de Saúde do Distrito Federal
A Fábrica Social, projeto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet) para capacitação profissional de pessoas em situação de vulnerabilidade, fez a entrega hoje (8) de 12 mil lençóis para a Secretaria de Saúde (SES-DF). Os itens serão distribuídos entre os hospitais da rede pública para substituição de peças com maior tempo de uso.
“Espero que o que nós estamos fazendo aqui faça a diferença para todos os que utilizam os hospitais”, afirma o secretário Thales Mendes. Com 2,70m X 1,70m, as peças foram confeccionadas em algodão, de acordo com as especificações da SES-DF. Cada item também recebeu a identificação como pertencente à rede pública.
A secretária de saúde, Lucilene Florêncio, esteve presente na entrega dos lençóis e agradeceu pelo empenho dos alunos na Fábrica Social. “Este é um trabalho feito com muito amor e vai permitir a renovação do nosso enxoval”, afirma.
Criada para capacitar pessoas em vulnerabilidade social para atuar no mercado de corte e costura, a Fábrica Social está localizada na Cidade Estrutural e conta, atualmente, com cerca de 600 alunos de diversas Regiões Administrativas. Os lençóis produzidos para a SES-DF ficaram a cargo de 200 alunos que já estão no módulo de vivência profissional, a fase final da formação.
Participar dessa iniciativa é um orgulho para Aparecida Cardoso. Aos 63 anos, a moradora de Brazlândia diz estar feliz com a oportunidade de aprender a costurar, algo que ela tinha feito antes. “Sempre eu tive vontade e surgiu essa oportunidade. Não deixei passar e estou aprendendo muito. Já fabriquei roupas e lençóis”, conta. Agora, a entrega aos hospitais é ainda mais especial: “quando uma pessoa tiver um pouco mais de conforto, foi por causa do meu trabalho”.
Ajuda ao Rio Grande do Sul
Além das 12 mil unidades destinadas à Secretaria de Saúde, a Fábrica Social também produziu outras cinco mil unidades que serão doadas ao Rio Grande do Sul. A iniciativa contou com a parceria do deputado federal Rafael Prudente e do deputado distrital Robério Negreiros.