• Home
  • Geral
  • FAB envia frota completa de Gripens para 1º grande exercício com EUA e aliados no RN

FAB envia frota completa de Gripens para 1º grande exercício com EUA e aliados no RN

O exercício Cruzeiro do Sul, como é formalmente denominado, ocorrerá em um contexto desafiador para as Forças Armadas do Brasil, que recentemente enfrentaram a perda de duas aeronaves, incluindo um caça F-5. A situação se torna ainda mais delicada devido à escalada da crise diplomática entre Brasil e Venezuela, que tem reivindicado a área de Essequibo, na Guiana. O governo brasileiro, por sua vez, se recusou a reconhecer a vitória eleitoral de Nicolás Maduro e vetou a entrada da Venezuela nos BRICS, levando Caracas a chamar seu embaixador de volta.

Durante o exercício em Natal, o Brasil utilizará não apenas 7 dos 8 F-39 Gripen E, que são os novos caças em operação, mas também os F-5M, AMX A-1 e o avião de transporte KC-390. Os Estados Unidos participarão com caças F-15 e o avião KC-46, especializado em reabastecimento e transporte aéreo, enquanto o Chile trará seus F-16. Esta edição marca a nona do Cruzex, sendo a última realizada em 2018, e é a primeira vez que os F-39 e o KC-390 participam desse evento no Brasil.

A FAB planeja aproveitar o Cruzex não apenas para demonstrar sua capacidade bélica, mas também para treinar a defesa antiaérea de médio alcance. As simulações incluirão a utilização de parâmetros de sistemas antiaéreos, bem como o chamado controle satelital, que visa conscientizar os participantes sobre as possibilidades e os riscos associados aos sistemas espaciais.

  • Compartilhar:

PUBLICIDADE