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Abertura de mercado nos Estados Unidos para óleo de cozinha usado (Foto: Divulgação / Internet)

EUA permite ampliação de exportação de óleo de cozinha oriundo do Brasil

Com a nova abertura, o agronegócio brasileiro alcançou sua 146ª expansão comercial em 51 países desde o ano passado, 2023. Em 2024, foram abertos 68 novos mercados em 29 países.

 

O governo brasileiro foi notificado nesta última sexta-feira, 21 de junho, pela chancelaria do governo dos Estados Unidos da América (EUA) de aceitar a partir de agora o Certificado Sanitário Internacional Vegetal (CSIV) para a exportação de óleo de cozinha usado – “Used Cooking Oil” – (UCO – sigla em inglês) proveniente do Brasil.

 

Os produtos brasileiros de características ao UCO, que é composto de resíduo de óleos e gorduras vegetais utilizados em cozinhas e frituras na indústria alimentícia, é aproveitado como matéria-prima para biocombustíveis, incluindo biodiesel e combustível de aviação sustentável.

 

Para atender às exigências dos EUA, o Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (DIPOV) do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) emitirá certificação de rastreabilidade, identidade e origem do produto, baseada em auditorias dos procedimentos de autocontrole dos estabelecimentos armazenadores e exportadores.

 

A exportação de UCO do Brasil para os Estados Unidos representa significativa oportunidade de mercado, impulsionada pela crescente demanda norte-americana por biocombustíveis.

 

Em 2023, os EUA importaram aproximadamente 1,4 milhão de toneladas métricas de UCO, quantidade suficiente para produzir 2,27 bilhões de litros de biocombustíveis. O volume representou importação total de cerca de US$ 1,66 bilhão, que representam um pouco mais de R$ 9 bilhões. Os principais fornecedores de UCO para os EUA foram China, Canadá, Austrália, Nova Zelândia e Chile.

 

Esta é a segunda abertura dos EUA para produtos agrícolas brasileiros este ano, após autorização concedida em janeiro para a exportação de gelatina e colágeno de origem animal.

 

Em 2023, as vendas de produtos do agronegócio do Brasil para o país ultrapassaram US$ 9,82 bilhões, ou R$ 53,42 blhões. Os EUA são o segundo maior parceiro comercial do Brasil.

 

Com a nova abertura, o agronegócio brasileiro alcançou sua 146ª expansão comercial em 51 países desde o ano passado. Em 2024, foram abertos 68 novos mercados em 29 países.

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