Equipe de 500 bombeiros atuam em combate ao fogo no DF
Por Carolina da Costa Lima
As chamas que tomaram conta do Parque Nacional de Brasília foram controladas mas não extintas, assegurou o coronel Pedro Aníbal, comandante operacional do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal. As queimadas já duram dois dias e conta com o trabalho de 500 militares.
“Nossa preocupação é o aumento da temperatura e a diminuição da umidade no decorrer da tarde. Então, vai ser preciso cuidado para esses focos não se propagarem novamente”, alertou o coronel. Há, ainda, 1000 militares sob aviso.
De acordo com Aníbal, incêndios em matas de galeria são os mais difíceis de combater, uma vez que são subterrâneos e podem atingir até 2 metros abaixo do solo. Desta forma, é preciso cavar para conseguir contê-los. É um trabalho árduo e demorado, no qual não é possível ver o fogo, apenas a fumaça saindo de alguns pontos”, completou.
Durante a madrugada, cerca de 80 militares trabalharam conjuntamente para tentar conter o fogo. O órgão conta com duas aeronaves e drones utilizados para o reconhecimento das áreas em chamas. Caso os incêndios propaguem, pode haver a chegada do fogo em propriedades privadas.