Em Mato Grosso, ministros da Agricultura, Desenvolvimento Regional e Planejamento participam de plenária que debateu plano de elaboração das Rotas de Integração Sul-Americana
Evento ocorreu em Cáceres (MT); Na ocasião, o ministro da Agricultura e Pecuária – Carlos Fávaro destacou a importância da iniciativa para tornar as relações comerciais mais eficientes; Simone Tebet destacou que o plano desenvolverá o interior do país; e o ministro Waldez Góes afirmou que as Rotas de Integração beneficiarão todo o Brasil.
Nesta sexta-feira, 21 de junho, os ministros da Agricultura e Pecuária, senador licenciado Carlos Fávaro (PSD-MT), do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), e do Desenvolvimento Regional e Integração Nacional, Waldez Góes (PDT / União Brasil), apresentaram o projeto da Rota Quadrante Rondon, que é uma das Rotas de Integração Sul-Americana.
O evento foi realizado na cidade de Cáceres (MT). A Quadrante Rondon, chamda de Rota 3, beneficia diretamente o estado de Mato Grosso. As rotas de integração têm o duplo papel de incentivar e reforçar o comércio do Brasil com os países da América do Sul e reduzir o tempo e o custo do transporte de mercadorias entre o Brasil e diferentes mercados emergentes da Ásia.
Na ocasião, o ministro Fávaro destacou a potencialidade nas relações comerciais com a iniciativa.
“As rotas vão fortalecer as relações comerciais na américa do sul. Trocando oportunidades e fortalecendo o sul global com logísticas mais eficientes. A hora da oportunidade chegou e é agora, com o presidente Lula”, pontuou.
A ministra Simone Tebet, ressaltou que o evento era o momento de apresentar as rotas, mas também de escuta e devolutiva aos estados. Tebet explicou que as cinco rotas se complementam, e levarão desenvolvimento ao interior do país.
“Não há Brasil forte sem olhar para o interior”, afirmou. Ela ressaltou que o projeto das rotas tem a potencialidade de desenvolver o interior do país, gerando mais empregos e o crescimento da renda da população.
O ministro do Desenvolvimento Regional e da Integração Nacional, Waldez Góes, salientou que as rotas de integração beneficiarão todo o país e não apenas os estados pelos quais elas passam.
“O que foi apresentado aqui é uma transformação. Quem produz, sabe do custo que é a logística. Tudo que ela apresentou para o Brasil, todas essas rotas, beneficiarão o país inteiro”.
Ao todo, o projeto das Rotas de Integração Sul-Americana prevê 10 obras de infraestrutura em Mato Grosso, todas já incluídas no Novo PAC e com recurso garantido no orçamento federal.