A transferência da Três Irmãos para a Eletrobrás sinaliza que a usina entra em nova fase, o que pode capacitá-la a ofertar mais energia ao sistema elétrico nacional. (Foto: Reprodução / Divulgação)

Eletrobras assume hidroelétrica Três Irmãos

Mudança no controle acionário da hidrelétrica decorre, de acordo com especulações, de que a atual concessionária detentora Triunfo Participações vem enfrentando dívidas.

 

Por Humberto Azevedo

 

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou a transferência de controle acionário da usina hidroelétrica Três Irmãos, localizada no interior de São Paulo. A fatia acionária da Triunfo Participações passa agora para o comando da Eletrobras. Devido a mudança, a usina de São Simão, que fica entre os estados de Minas Gerais e Goiás, teve aprovada sua obra de ampliação.

 

Segundo comunicado da Aneel, divulgado na última semana, a transferência de controle societário foi emitida por meio do Despacho 228, de 29 de janeiro de 2025 , publicado no Diário Oficial da União (DOU) do último dia 3 de fevereiro. O prazo para implementação da operação é de até 120 dias desde a aprovação. A nova concessionária deverá enviar a Aneel os documentos comprobatórios da formalização da atividade, o que permitirá a assinatura dos termos aditivos aos Contratos de Concessão.

 

Em outro comunicado, a Aneel informou ainda que a ampliação da capacidade instalada da usina hidroelétrica de São Simão, de titularidade da empresa São Simão Energia S.A., localizada no rio Paranaíba, entre os estados de Minas Gerais e Goiás, representará um acréscimo de 310,5 megawatts de potência ao sistema elétrico. A ampliação será alvo de um leilão de reserva de capacidade.

 

O certame, previsto para ocorrer em junho deste ano, tem a finalidade de contratar potência proveniente de empreendimentos de geração, novos e existentes. Empresas interessadas em participar do Leilão deverão realizar o cadastramento dos empreendimentos junto a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), até 14 de fevereiro de 2025.

 

Outra decisão da Aneel é a conexão da subestação Olindina à Linha de Transmissão Cícero Dantas – Alagoinhas II, localizadas na Bahia. A decisão consta do Despacho 187, de 23 de janeiro de 2025 , publicado no DOU último dia 3. Trata-se da ampliação do sistema de transmissão na região em que se encontra o município de Olindina, na Bahia, direcionada à expansão de carga local.

 

A autorização da Aneel visa a melhorar o fornecimento de energia a consumidores da distribuidora Neoenergia Coelba, e aproveitar as instalações de transmissão concluídas na subestação. As obras da subestação foram finalizadas em 2024.

 

Com informações do site FTN Brasil.

  • Compartilhar:

PUBLICIDADE