Donativos internacionais chegam cada vez mais rápido ao Rio Grande do Sul
Parceria entre Ministério dos Portos, Receita Federal e Ministério das Relações Exteriores ajuda no esforço logístico com empresas de transporte aéreo e marítimo para reforçar ação humanitária aos gaúchos
Por Secretaria de Comunicação Social
O Governo Federal continua a atuar para acelerar as entregas de donativos internacionais, enviados por entidades governamentais, organizações assistenciais, cidadãos estrangeiros e comunidades brasileiras ao redor do mundo, para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.
Os ministérios de Portos e Aeroportos e das Relações Exteriores — por meio da Agência Brasileira de Cooperação, da Embaixada do Brasil em Lisboa e do Consulado do Brasil e Miami — articularam, junto a doadores e às transportadoras Azul, Latam e Maersk, o envio da grande quantidade de doações provenientes de doadores estrangeiros e das comunidades brasileiras em Portugal e nos EUA, com apoio de grande número de voluntários das redes de solidariedade espontaneamente formadas nos dois países.
No sábado (18/5), chegaram a Campinas, em vôo da Azul Linhas Aéreas, três toneladas de donativos enviados da Flórida pelas comunidades brasileiras em Fort Lauderdale e Orlando. De Campinas, a carga de donativos será transportada, gratuitamente, como parte do programa Avião Solidário da Latam Airllines, até Curitiba, de onde seguirá para o Rio Grande do Sul.
De Portugal, também em voo da Latam, no sábado, chegaram a Canoas os primeiros 300kg de doações coletadas pela comunidade brasileira em Lisboa. O vôo chegou a Canoas transportando também três toneladas de doações de todo o Brasil. Cerca de nove toneladas de donativos dos EUA estão a caminho do Brasil em navio da Maersk.
Ainda no sábado, chegou a Guarulhos, São Paulo, o primeiro de três aviões com ajuda humanitária dos Emirados Árabes Unidos e da comunidade brasileira naquele país. Segundo a Embaixada dos EAU em Brasília, nessa primeira leva vieram 500 geradores, 10 mil pacotes com redes de proteção contra mosquitos, 10 toneladas de produtos para higiene, 10 mil cobertores e 5 mil lâmpadas solares. A decolagem do segundo avião com donativos dos Emirados Árabes Unidos está prevista para esta segunda-feira (20/5).
No domingo (19/5), o Ministro Mauro Vieira, das Relações Exteriores, telefonou ao Chanceler dos Emirados Árabes Unidos, Abdullah bin Zayed, para agradecer as doações emiráticas ao Rio Grande do Sul.
SAMARITAN’S PURSE – Na semana passada, a cidade de Canoas (RS) recebeu carregamentos de doações feitas pela ONG norte-americana Samaritan‘s Purse, composta por 10 estações de purificação de água com capacidade de 400 mil litros por hora, seus materiais e componentes, e outros bens emergenciais. Os equipamentos fornecem água potável para até 100 mil pessoas. Além de ter o apoio da ABC/MRE, a operação contou com a participação do Ministério da Defesa, Defesa Civil, Receita Federal e Polícia Federal.
SIMPLIFICAÇÃO – A Receita Federal está atuando para agilizar o desembaraço aduaneiro das doações chegadas do exterior, por meio do programa “Receita Via Rápida”, possibilitando o transporte acelerado ao Rio Grande do Sul. Todo procedimento será realizado pela própria Receita e pelos governos estadual e municipais: as doações poderão ser despachadas por meio de Declaração Simplificada de Importação em papel (DSI formulário), Declaração Simplificada de Importação e Declaração de Importação. Essas doações serão isentas de todos os tributos.