• Home
  • Arte & Cultura
  • Dia Mundial do Designer Gráfico: entenda o papel desse profissional para uma comunicação visual eficiente
Design de Experiência do Usuário (UX), Design de Serviços e Design de Animação são algumas das áreas de atuação para quem deseja exercer a profissão. Foto: Divulgação

Dia Mundial do Designer Gráfico: entenda o papel desse profissional para uma comunicação visual eficiente

De acordo com um levantamento realizado pelo Pravaler, empresa que detém mais de 85% do mercado de financiamento estudantil privado do Brasil, somente em 2023 houve um aumento de 47% de pessoas interessadas em participação à solução da empresa para fazer a graduação de Design Gráfico, se comparado ao mesmo período do ano anterior.

Esses dados evidenciam a crescente valorização da profissão que demanda habilidades técnicas e criativas. Entre os fatores que impulsionam a área estão as intenções de atuação, que permitem ao especialista executar diferentes atividades, entre elas para estruturar a comunicação visual das empresas, uma comunicação eficiente. No Brasil, o salário varia de acordo com o nível de experiência, ramo de atuação, localidade, porta da empresa e tipo de contrato, sendo uma remuneração média para a carga de R$ 5.500 por mês, de acordo com o portal Glassdoor.

“Vejo o Design Gráfico como um campo versátil, em que sua porta de entrada geralmente dá pelo interesse em arte, desenho ou tecnologia. No entanto, o que mais me fascina é a capacidade de mergulhar em diferentes campos, exigindo uma compreensão profunda para resolver desafios específicos. Essa experiência constante me permite explorar uma ampla gama de contextos sociais e de mercado, enriquecendo minha experiência”, comenta Adriene Bonifácio, designer e coordenadora de Criação do Pravaler.

De acordo com docentes do curso Superior de Tecnologia em Design Gráfico da UNICID, universidade parceira do Pravaler, o Designer Gráfico é um profissional versátil que combina criatividade, habilidades técnicas e conhecimentos estratégicos para desenvolver soluções inovadoras e atender às necessidades dos clientes. Confira quais são as áreas de atuação:

Design Gráfico
Uma área que se dedica à comunicação visual por meio de imagens, abrangendo a criação de layouts impressos, identidades visuais, rebranding de marcas, ilustrações, livros e revistas, entre outros elementos visuais essenciais para empresas, marcas e meios de comunicação.

Design de Experiência do Usuário (UX)
Essa área tem como foco melhorar a experiência em plataformas online, aplicativos e sites, proporcionando uma navegação intuitiva, eficiente e agradável para o usuário.

Design de Animação e Vídeo
Vertente do Design Gráfico que se dedica à criação de elementos visuais em movimento. Envolve a produção de histórias visuais através da animação e do design de vídeo, oferecendo uma ampla gama de possibilidades que vão desde anúncios publicitários e filmes até conteúdos audiovisuais diversos.

Design de Embalagens
A embalagem é a primeira impressão de um produto. O profissional que trabalha com Design de Embalagens tem como foco a sustentabilidade e desenvolve aplicações para recipientes que facilitam o acondicionamento do produto, bem como sua usabilidade sem, é claro, deixando de lado a estética visual.

Design de Serviços
O objetivo desse profissional é melhorar processos e a qualidade do serviço prestado ao usuário, levando em consideração tanto os elementos visíveis aos clientes quanto aqueles que não o são, utilizando técnicas como o design thinking.

Design de Interação
Quem atua nessa área busca tornar a interação das pessoas com produtos e tecnologias mais agradáveis, intuitivas e funcionais, proporcionando uma experiência melhor e mais segura para o usuário.

Para quem deseja seguir carreira, com o Pravaler é possível financiar os estudos de cursos de graduação, pós-graduação ou cursos técnicos por meio de um processo totalmente online, que podem ser feitos tanto por calorias quanto por veteranos, em qualquer época do ano.

Fonte: InPress

  • Compartilhar:

PUBLICIDADE