DF inicia neste sábado campanha de vacinação contra a raiva animal no Parque da Cidade
Até o fim do mês, serão mais de 500 locais de atendimento para imunizar cães e gatos gratuitamente. Veja endereços e horários.
Por Humberto Azevedo
A partir deste sábado, 14 de setembro, no estacionamento 10 do Parque da Cidade Sarah Kubitschek começa a funcionar um “drive-thru” de vacinação antirrábica gratuita para cães e gatos, das 9 horas até às 16 horas. No mesmo dia, esse serviço será ofertado em outros 149 locais do Distrito Federal (DF). Essas ações dão o pontapé inicial à campanha contra a raiva animal, que segue até o fim deste mês. Ao todo, serão mais de 500 pontos de atendimento espalhados por todo o Distrito Federal (DF). A meta é aplicar 250 mil doses.
A programação inclui também os próximos dois sábados, dias 21 e 28. Para o subsecretário de Vigilância à Saúde da Secretaria de Saúde do governo do DF (SES-DF), Fabiano dos Anjos, é muito importante a população se engajar na campanha e levar seus animais de estimação aos locais agendados. “Ao vacinar o cachorro e o gato, a pessoa contribui diretamente para a preservação da saúde pública, porque, de fato, vai evitar a circulação de um vírus que é fatal”, afirma.
A campanha antirrábica é voltada apenas para cães e gatos que tenham ao menos três meses de vida, não sendo indicada a fêmeas prenhas ou que estejam amamentando. Outra orientação importante aos tutores é levar os animais com coleira, focinheira ou caixa de transporte, conforme o porte.
Com o objetivo de ampliar essa vacinação, neste sábado, o “drive-thru” do Parque da Cidade, por exemplo, estará abastecido com um estoque de mil doses. “E, se acabar, já montamos uma estratégia para a reposição”, comentou a chefe do Núcleo Regional de Vigilância Ambiental Sul do DF, Sandra Silva, responsável pela ação.
Para atender a todos, 30 agentes de Vigilância Ambiental e dois veterinários foram escalados. Embora o Parque da Cidade seja um dos primeiros locais a receber a campanha, o foco desse dia de estreia são as localidades rurais de todas as regiões de Saúde. O passo seguinte, é intensificar esse serviço em áreas urbanas. Para que isso ocorra de forma mais ampla, serão montados pontos de vacinação em escolas, praças, administrações regionais, abrigos de animais, agropecuárias e petshops.
A médica veterinária Marcelle Farias, da subsecretaria de Vigilância em Saúde, explica que as vacinas que serão aplicadas nos cães e gatos são seguras e todas passaram por avaliação técnica. “A dose é a mesma para as duas espécies, independente do porte ou do peso do animal”, informou.
Vale lembrar que, mesmo com a realização dessa campanha, o imunizante contra a raiva animal é aplicado gratuitamente ao longo de todo o ano, nos 15 Núcleos Regionais de Vigilância Ambiental em Saúde.
DOENÇA FATAL
Os animais infectados com o vírus da raiva apresentam alterações de comportamento e sofrem com dificuldades de coordenação motora e paralisia. A doença pode ser transmitida aos humanos por meio de mordidas, arranhões ou mesmo por lambidas. Tanto em cães e gatos quanto em pessoas, a taxa de mortalidade é próxima a cem por cento, sendo a vacina a principal medida de prevenção.