• Home
  • Economia
  • Desemprego bate 7,7% e população ocupada bate recorde
FOTO: MARCOS SANTOS/USP IMAGENS

Desemprego bate 7,7% e população ocupada bate recorde

Da Redação

A taxa de desemprego no Brasil no trimestre encerrado em setembro de 2023 ficou em 7,7%. É o menor nível desde o trimestre encerrado em fevereiro de 2015, segundo dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) divulgados nesta terça-feira (31) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O número de trabalhadores ocupados alcançou 99,8 milhões. É o recorde da série histórica, iniciada em 2012. Esse aumento foi puxado pela geração de vagas formais. O número de empregados com carteira assinada no setor privado chegou a 37,4 milhões.

4,2% foi o crescimento da renda média do trabalhador no ano; no trimestre encerrado em setembro, ela estava em R$ 2.982

“A queda na taxa de desocupação foi induzida pelo crescimento expressivo no número de pessoas trabalhando e pela retração de pessoas buscando trabalho no terceiro trimestre de 2023”, disse ao jornal Folha de S. Paulo Adriana Beringuy, coordenadora de pesquisas por amostra de domicílios do IBGE.

8,3 milhões é o número de brasileiros desocupados, ou seja, que procuraram emprego e não acharam

O número de pessoas desocupadas era de 8,6 milhões no trimestre anterior, terminado em junho. Isso representa um recuo de 3,8% no trimestre, como registrou a Agência Brasil.

Os dados do IBGE mostram que a participação no mercado de trabalho vem caindo no Brasil. A soma daqueles que trabalham com aqueles que estão procurando vagas está abaixo do patamar anterior à pandemia de covid-19. O Nexo explicou num Expresso o fenômeno.

Fonte: Nexo

  • Compartilhar:

PUBLICIDADE