Deputada denuncia abandono da Força Nacional em área de conflito entre indígenas e ruralistas no MS
Vice-presidenta da Comissão da Amazônia, a deputada Célia Xakriabá afirmou que oficiará o ministro da Justiça e da Segurança Pública – Ricardo Lewandowski. Segundo a parlamentar, “há relatos de mais de dez indígenas feridos a bala”.
Por Humberto Azevedo
A deputada Célia Xakriabá (PSOL-MG) denunciou na noite deste último sábado, 4 de agosto, que a Força Nacional abandonou a segurança da área reivindicada pelas tribos indígenas Guarani e Kaiowá, em Mato Grosso do Sul (MS), e que propiciou uma escalada de violência e conflitos com proprietários e posseiros de terras da região.
Vice-presidenta da Comissão da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais da Câmara, a deputada Xakriabá afirmou que oficiará o ministro da Justiça e da Segurança Pública – Ricardo Lewandowski a tomar providências para que a segurança dos indígenas seja restabelecida. Segundo a parlamentar, “há relatos de mais de dez indígenas feridos a bala”.
“Nosso mandato recebeu informações de que milicianos ruralistas e seus capangas estão atacando violentamente as retomadas Guarani e Kaiowá, Kurupa Yty e Pikyxyin no MS! De acordo com informações, a Força Nacional se retirou do local! Isso é um absurdo! Estão atirando nos pescoços dos indígenas e o local está cheio de crianças e idosos! A Força Nacional está sendo conivente com o massacre indígena e queremos saber o por quê?”, questionou a deputada Célia Nunes Correa pertencente a tribo indígena Xakriabá de são João das Missões localizada nas Minas Gerais (MG).
“Vamos oficiar o Ministério da Justiça e Segurança Pública para que o ministro Ricardo Lewandowski receba a delegação Guarani Kaiowá em caráter de urgência”, complementou a deputada Célia Xakriabá em seu perfil no antigo twitter.