Comitiva chinesa conhece terminal do Porto de Santos
Na visita, a comitiva pode ver como são realizados os controles e a amostragem de grãos, trabalhos realizados pelos auditores fiscais agropecuários que atuam no porto.
Por Humberto Azevedo
Representantes da Administração Geral de Alfândega da China (GACC) estiveram nesta última quinta-feira, 26 de setembro, no Porto de Santos, onde se reuniram com a autoridade portuária e conheceram um dos terminais de exportação de grãos.
A China é o principal parceiro comercial do Brasil no setor agrícola, respondendo por 33,91% das exportações do país. Nos primeiros oito meses deste ano, o Brasil exportou aproximadamente R$ 206,34 bilhões em produtos agrícolas para o mercado chinês, com 68% desse total sendo provenientes do complexo da soja.
A comitiva, liderada pelo vice-ministro chinês, Zhao Zenglian, foi recebida pelo secretário de Defesa Agropecuária (SDA) do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Carlos Goulart, e pelo diretor do Departamento de Negociações Não-Tarifárias e de Sustentabilidade da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais, Augusto Billi, além de outros dirigentes da pasta ministerial.
De acordo com a assessoria do MAPA, os chineses ficaram impressionados com a estrutura proporcionada pelo Porto de Santos, como o sistema de controle e os números ali movimentados. Na visita, a comitiva chinesa pode ver como são realizados os controles e a amostragem de grãos, trabalhos realizados pelos auditores fiscais agropecuários que atuam no porto.
Na terça-feira, 24 de setembro, em Brasília, a comitiva chinesa discutiu no MAPA temas estratégicos para a ampliação do comércio agropecuário entre Brasil e China, com foco na revisão e atualização de protocolos sanitários e fitossanitários, fortalecendo ainda mais a parceria entre os dois países.
Com informações de assessoria.