Com mais que o dobro de lotação, Penitenciária de Franco da Rocha tem rebelião e incêndio
Da Redação
Neste sábado (20), detentos da Penitenciária I de Franco da Rocha, localizada na Grande São Paulo, iniciaram uma rebelião e provocaram um incêndio na unidade.
O tumulto começou por volta das 13h, quando os presos atearam fogo em lençóis e colchões no pátio da penitenciária. Até o momento não há informações sobre feridos ou a causa exata do motim.
De acordo com a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), a situação ocorreu em dois pavilhões da penitenciária e foi controlada por volta das 14h. A direção também avalia os danos, que afetaram as duas áreas habitacionais da prisão.
![](https://controle.diariodocentrodomundo.com.br/wp-content/uploads/2024/07/sp1-globocop-20240720-1225-frame-78114_1.jpg)
Super lotação
A Penitenciária I de Franco da Rocha tem uma capacidade oficial para 914 detentos, mas atualmente abriga 1.926 presos em regime fechado, o que representa mais do que o dobro. Além disso, a unidade possui espaço para 108 detentos em regime semiaberto, mas atualmente recebe 265 nessa categoria.