Ao longo de 2024, a Carreta da Justiça percorreu 28 municípios, distritos e povoados de MS, realizando quase quatro mil atendimentos e beneficiando mais de 8,4 mil pessoas com serviços jurídicos gratuitos. (Foto: Divulgação / TJMS)

“Carreata da Justiça” leva serviços do Poder Judiciário a população de MS

Nesta quinta-feira, 27 de março, o serviço ambulante do TJMS funcionaou no Parque Ayrton Senna da capital sul-mato-grossense. No último dia 21 de março foram mais de 800 pessoas atendidas.

 

Por Humberto Azevedo

 

A “Carreata da Justiça”, uma ação do Tribunal Regional Federal (TRF) da 3ª Região, em parceria com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) e outras mais de 30 instituições, leva serviços do Poder Judiciário à população sul-mato-grossense.

 

Nesta quinta-feira, 27 de março, o serviço ambulante do TJMS funcionou no Parque Ayrton Senna da capital sul-mato-grossense. Na última sexta-feira, 21 de março, foram mais de 800 pessoas atendidas.

 

“Ela atende a população com serviços da justiça cível, criminal e dos juizados especiais, levando cidadania pra quem mais precisa”, garante a juíza Tatiana Decarli – coordenadora da iniciativa.

 

Na edição da última semana, o programa resultou na abertura de 83 ações processuais no período. Como costuma acontecer nas cidades do interior, o reconhecimento de união estável e sua conversão em casamento é o serviço mais demandado, com 64 registros, seguido por processos como divórcio, com 12 ocorrências.

 

Também foram registradas três ações de alimentos, uma de conversão de separação judicial em divórcio, uma de reconhecimento de paternidade, uma de dissolução de união estável e uma de reconhecimento de união estável.

 

Além disso, a equipe da Carreta da Justiça também forneceu 225 atendimentos relacionados a consultas, agendamentos e orientações diversas, enquanto a Defensoria Pública fez outros 20 atendimentos à população local.

 

Nos dias 17 e 18 de março, a “Carreta da Justiça” do TJMS passou por Caracol e realizou 80 atendimentos, beneficiando mais de 200 pessoas. Somando os atendimentos nos municípios de Guia Lopes da Laguna e Caracol, mais de 800 cidadãos foram atendidos pela unidade móvel durante a última semana.

 

Com o intuito de aproximar a Justiça das regiões mais afastadas dos centros urbanos, a Carreta da Justiça opera com uma unidade móvel, equipada para atender comarcas de primeira instância ainda não implantadas, além de distritos e povoados. Essa ação permite que os moradores acessem serviços jurídicos sem a necessidade de se deslocar para outras cidades.

 

A unidade móvel possui competência para apreciar e julgar todas as ações de natureza cível, criminal e dos juizados especiais distribuídas durante os itinerários. Diversos serviços judiciais são oferecidos sem custo nenhum aos cidadãos, como esclarecimentos jurídicos, acordos de pensão alimentícia, cobrança, guarda, divórcio, reconhecimento de união estável, reconhecimento de paternidade, entre outros.

 

ABRIL

 

Em abril, a “Carreta da Justiça” passará pelos municípios de Corguinho, nos dias 7 e 8, e em Rochedo, nos dias 10 e 11. Os atendimentos devem ser agendados com antecedência pelo número (67) 98462-8249, atendido no aplicativo de mensagens instantâneas “WhatsApp”.

 

Com informações de assessoria.

  • Compartilhar:

PUBLICIDADE