Campeonato Pan-Americano e Oceania de Judô 2024 começa no Rio
Secom/Rio
Na corrida por uma vaga nas Olimpíadas de Paris 2024, o Rio de Janeiro recebe a partir desta segunda-feira (22), o Campeonato Pan-Americano e Oceania de Judô 2024. Realizado na Arena Carioca 1 do Parque Olímpico da Barra da Tijuca, entre os dias 22 e 28 de abril, o evento é organizado pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ) em parceria com o Instituto Ofir, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Estado. Participam do campeonato os principais judocas nas classes Sub-18, Sub-21 e Sênior.
O torneio também contou com o apoio da Secretaria estadual de Esporte e Lazer, que garantiu passagens e hospedagens aos atletas com recursos da contrapartida social da Lei de Incentivo – aporte de R$ 326 mil. Com entrada gratuita todos os dias, o campeonato é o último continental que pode ser classificado para os Jogos Olímpicos de Paris e promete um grande espetáculo de técnicas, lutas e superação.
– Voltar a ter o cenário mundial do judô aqui no Rio de Janeiro com as principais competições desse esporte é permitir a classificação de uma das modalidades que mais trouxeram medalhas na rica história olímpica brasileira. Um esporte altamente inclusivo, tanto para homens quanto para mulheres, e que, portanto, tem um poder educacional muito forte para os jovens e crianças. Receber uma competição desse nível novamente demonstra a força e capacidade do Rio de Janeiro na realização de grandes eventos esportivos internacionais – afirma o secretário de Esporte e Lazer, Rafael Picciani.
A agenda de disputas começa hoje com os debates da classe Sub-18. Na terça-feira (23), será a vez dos judocas Sub-21 mostrarem suas habilidades e, na quarta (24), estarão marcadas as competições por equipes mistas das duas classes. O Pan Sênior começa na sexta-feira (26) e segue até domingo (28), quando a disputa por equipes mistas encerra o evento.
O presidente da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), Silvio Acácio Borges, enfatizou a importância do campeonato na classificação para Paris 2024 e afirma que a seleção brasileira contará com o apoio da torcida na cidade onde conquistou medalhas olímpicas e mundiais.