• Home
  • Regiões
  • Câmara disponibiliza todos os registros do homem-bomba no dia em que tentou cometer um atentado terrorista contra o STF; veja os vídeos
Momento da entrada do homem conhecido como “Tiu França” às 8h15 desta última quarta-feira, 13 de novembro, no Anexo IV da Câmara, horas antes dele tentar jogar artefatos e explosivos no prédio do STF e cometer suicídio logo em seguida. (Foto: Reprodução / Depol-CD)

Câmara disponibiliza todos os registros do homem-bomba no dia em que tentou cometer um atentado terrorista contra o STF; veja os vídeos

O catarinense de Rio Sul adentrou a Câmara às 08h15, passou o dia na “Casa do Povo” até começar a executar o plano que o levou a morte a partir das 19h25 desta última quarta-feira, 13 de novembro.

 

A Câmara dos Deputados disponibilizou nesta quinta-feira, 14 de novembro, todos os registros gravados pelas câmeras de segurança que Francisco Wanderley Luiz, conhecido na sua terra natal de “Tiu França”, que foi o homem-bomba que se matou na noite da última quarta-feira, 13 de novembro, no dia em que tentou cometer um atentado terrorista contra o prédio do Supremo Tribunal Federal (STF).

 

O catarinense de Rio Sul adentrou a Câmara às 08h15, passou o dia na “Casa do Povo” circulando pelas comissões de demais dependências, incluindo o Anexo IV onde fica a maioria dos gabinetes dos deputados federais, até começar a executar o seu plano que o levou a morte a partir das 19h25 desta última quarta-feira, 13 de novembro.

 

Para ingressar a Casa legislativa, “Tiu França” informou que visitaria o gabinete do deputado Jorge Goetten (Republicanos-SC) de quem foi amigo na infância e na juventude. Goetten negou que tenha recebido a visita do amigo que estava prestes a se tornar homem-bomba nesta última quarta.

 

O parlamentar catarinense emitiu uma nota em que lamentou o triste fim do conterrâneo e antigo amigo. “Lamento profundamente os acontecimentos desta noite nas proximidades do STF, que envolvem um conterrâneo de Rio do Sul. A última vez que conversei com ele foi em maio de 2023, quando esteve em meu gabinete em Brasília”, informou.

 

“Em nome da empatia e da solidariedade, me coloco à disposição da família neste momento de dor. Também, aproveito para lamentar qualquer ato violento, principalmente aqueles que colocam a vida de terceiros em risco”, complementou o parlamentar do Republicanos de Santa Catarina.

 

Em entrevista à “CNN Brasil”, o deputado disse que na última vez que o viu, comentou para os seus funcionários que o “velho amigo” não estava bem.

 

“Me chamou atenção porque ele falava muito da separação da mulher dele. Eu falei para o pessoal do gabinete: ‘Esse França não é o França que eu conhecia’. Ele me pareceu abalado emocionalmente, com a saúde emocional abalada. Eu não tinha essa intimidade toda para ele conversar tanto sobre a separação. Então estranhei essa atitude dele”, contou o parlamentar também para a reportagem do jornal O Globo.

 

 

VÍDEOS

“Eu conheci ele [como um] um cidadão pacífico, ordeiro. Nos abalou bastante esse ato que ele cometeu contra ele e contra a sociedade, no sentido de que poderia ter atingido outras pessoas. Foi lamentável”, complementou o deputado Goetten ao veículo de imprensa fluminense.

 

Após a varredura realizada desde a noite de quarta, 13 de novembro, até o início da tarde desta quinta-feira, 14 de novembro, pela Polícia Civil, Federal e Militar, as autoridades periciais localizaram outras seis bombas possivelmente colocadas por “Tiu França” ao longo da Praça dos Três Poderes.

 

A residência em que ele se encontrava no Distrito Federal, na cidade-satélite de Ceilândia, foi encontrado um verdadeiro arsenal de artefatos e explosivos, que foram recolhidos pela Polícia Federal. Assim como o veículo automotivo e um trailer, que era de propriedade dele e que também foram localizados mais artefatos e explosivos.

 

Veja abaixo os vídeos disponibilizados pelo departamento de Polícia da Câmara dos Deputados com os registros captados nas câmeras de segurança da Casa. Em virtude do tamanho dos arquivos de vídeo serem superiores a mais de 10 Megabytes, para assisti-los, em qualidade de alta definição, é preciso baixar o arquivo respectivo em seu computador, ou dispositivo eletrônico. Para isso, basta clicar nos links abaixo.

08h15 – Entrada Anx. IV

08h15 – Indentificação Anx. IV

08h16 – Pórtico Anx. IV

19h25 – Passagem estacionamento Anx. I

19h28 – Explosão veículo lateral Anx. IV curto

19h29 – Vista STF curto

  • Compartilhar:

PUBLICIDADE