Brasileiros estão otimistas e 75% acreditam que irão progredir em 2025
Dados foram captados pela pesquisa Radar Febraban, feita em parceria com o Ipespe; otimismo é fruto da economia aquecida
Os brasileiros estão otimistas em relação a 2025 e projetam um ano melhor, segundo aponta a pesquisa Radar Febraban, realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE). De acordo com o levantamento, noticiado pela revista Veja, 75% dos brasileiros vindos de todas as cinco regiões do país acreditam que suas vidas pessoais e familiares irão melhorar em 2025. Apenas 8% das pessoas acreditam em piora da vida pessoal e familiar em 2025, um ponto a mais do que no ano anterior.
O bom resultado é resultado de uma economia aquecida, que cresceu 3% em 2023, e deve crescer mais de 3,5% neste ano – o segundo do terceiro mandato do presidente Lula. A pesquisa também aponta que 80% dos brasileiros avaliam que sua vida pessoal e familiar melhorou ou permaneceu igual em 2024.
Em relação ao país em 2025, 68% dos entrevistados acreditam que o Brasil irá melhorar como um todo ou ficará como está. Também para a maioria, 66%, o país melhorou ou ficou igual em relação a 2023. Para Antonio Lavareda, presidente do Conselho Científico do IPESPE, o viés positivo para as famílias brasileiras foi o aumento do emprego, enquanto o negativo veio das secas pelo país e pela alta da Selic, dos juros e da inflação.