Beatles lançam música com voz de Lennon e uso de IA
Da Redação
Os Beatles lançaram nesta 5ª feira (2.nov.2023) a “música final” da banda de rock britânico, chamada “Now And Then”. A canção tem a voz do cantor John Lennon tratada com IA (inteligência artificial).
O anúncio foi feito pelo X (ex-Twitter) no perfil oficial da banda e também na conta de Paul McCartney. Segundo a BBC, a música foi finalizada em 2022 por McCartney e Ringo Starr, baterista dos Beatles.
McCartney já havia dito em junho deste ano que o grupo lançaria uma música com ajuda de inteligência artificial para extrair a voz de Lennon de uma demo e em que trabalharam juntos. “Conseguimos pegar a voz do John e torná-la pura por meio dessa IA. Então poderíamos mixar a gravação como faríamos normalmente”, afirmou em entrevista ao programa “Today”, da BBC.
Na 4ª feira (1º.nov), a banda lançou em sua conta no YouTube um documentário de 12 minutos com os bastidores da composição, chamado “Now And Then – The last Beatles song” (na tradução em português, “De Vez em Quando – A última música dos Beatles”. O curta tem comentários de Paul McCartney, Ringo Starr e George Harrison, além de registros de Lennon.
Assim que o anúncio da música foi feito nas redes sociais, a canção foi lançada em plataformas de streaming de música, como Spotify e Apple Music. A música foi lançada junto com uma remasterização de “Love Me Do”, de 1962.
À BBC, Roag Best –empresário e irmão do baterista original dos Beatles, Pete Best– disse que um clipe foi criado para a música, que deve ser lançado na 6ª feira (3.nov).
De acordo com Roag, ele e o irmão forneceram imagens com “alguns segundos preciosos” dos integrantes da banda ao diretor Peter Jackson, que melhorou a qualidade dos vídeos. Jackson foi responsável por desenvolver o software que tratou a voz de Lennon na canção. O vocalista morreu em 8 de dezembro de 1980, quando foi baleado 4 vezes por um fã.
O quarteto já havia tentado gravar “Now And Then” anteriormente, mas nunca terminaram de completar a faixa. Considerada a maior banda da história musical britânica, o grupo se separou em abril de 1970, depois de desgastes internos afetarem a convivência dos integrantes. Leia mais sobre a música lançada aqui.
Fonte: Poder 360