• Home
  • Geral
  • Banho de sangue na Ucrânia está chegando ao fim, diz Elon Musk, conselheiro de Trump

Banho de sangue na Ucrânia está chegando ao fim, diz Elon Musk, conselheiro de Trump

O projeto de paz inclui a exigência de que a Ucrânia se abstenha de buscar adesão à OTAN por pelo menos 20 anos

 

O empresário Elon Musk afirmou que o conflito na Ucrânia pode estar perto de uma resolução. “A matança sem sentido [na Ucrânia] terminará em breve. O tempo acabou para os mercadores da guerra”, escreveu Musk na rede social X, em resposta a notícias sobre os planos do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, para o conflito ucraniano.

A declaração de Musk foi divulgada pela agência russa Tass nesta quarta-feira (8).Segundo o portal Axios, Musk participou de uma ligação telefônica entre Trump e o presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, evidenciando seu papel como conselheiro próximo de Trump em questões estratégicas. O plano de Trump, segundo reportagem do The Wall Street Journal (WSJ), envolve a criação de uma zona desmilitarizada de 1.300 quilômetros ao longo da linha de frente atual, mas sem a presença de tropas de paz norte-americanas.

O projeto também inclui a exigência de que a Ucrânia se abstenha de buscar adesão à OTAN por pelo menos 20 anos, em troca do contínuo apoio bélico de Washington para evitar uma retomada das hostilidades.

Dmitry Peskov, porta-voz do Kremlin, considerou a reportagem do WSJ como abstrata, sinalizando que o plano ainda pode passar por ajustes e discussões diplomáticas mais aprofundadas.

  • Compartilhar:

PUBLICIDADE