Após Ibaneis Rocha divulgar que Reginaldo Veras votou a favor de dispositivo que alterava correção do FCDF no pacote de ajustes fiscais, deputado lança desafio a governador
O parlamentar do PV, que é um dos mais respeitados professores de cursos preparatórios de concursos de Brasília, pediu para seus seguidores nas redes digitais marcarem o emedebista para este desafio. Dispositivo previsto inicialmente numa das propostas de ajustes fiscais, não chegou a ir a votação por decisão do relator da matéria.
Por Humberto Azevedo
Após o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), afirmar nesta última terça-feira, 23 de dezembro, durante um almoço de fim de ano no Conselho de pastores evangélicos do Distrito Federal (Copev-DF) que o deputado federal de Brasília, Reginaldo Veras (PV), votou a favor de um dispositivo previsto inicialmente num dos projetos de autoria do Ministério da Fazenda, que pretendia alterar a correção do Fundo Constitucional da capital da República (FCDF), para incluí-lo entre as medidas de ajustes fiscais para o governo federal buscar nos próximos dois anos a meta de déficit zero, o parlamentar lançou um desafio ao governador.
Um dos mais respeitados professores de cursos preparatórios de concursos de Brasília, Veras pediu aos seus seguidores nas mais variadas redes digitais (Facebook, Instagram, TikTok, no antigo Twitter etc) marcarem o emedebista para um desafio e mostrar quem está falando a verdade. Previsto inicialmente numa das propostas de ajustes fiscais, o dispositivo não chegou a ir a votação por decisão do relator da matéria, deputado e líder do MDB na Câmara – Isnaldo Bulhões (AL).
Caso o texto proposto pelo ministro Fernando Haddad prosperasse, o FCDF passaria a ser corrigido pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e não mais pela atual regra da receita corrente líquida. Pelos cálculos do GDF, o referido fundo perderia cerca de R$ 800 milhões por ano com essa troca.
“Eu desafio Ibaneis Rocha para um debate a respeito da verdade. Marquem [nas redes digitais] o governador! Enquanto eu estava na minha casa, preparando a ceia de natal, recebo uma matéria com uma notícia mentirosa. Governador Ibaneis Rocha, Metrópoles, Correio Braziliense e demais blogs, o desafio para o debate está lançado. Aguardo uma resposta!”, provocou e desafiou o governador Ibaneis – o deputado Reginaldo Veras.
No almoço com lideranças religiosas cristãs de fé pentecostal e neopentecostal, Ibaneis afirmou que o parlamentar do PV brasiliense, integrante da bancada de esquerda, que “querem o mal” para a capital da República. Na afirmação, o governador brasiliense incluiu às críticas e desinformação também contra a deputada Erika Kokay (PT-DF). “Votaram contra o relatório do Isnaldo Bulhões, que é do nosso partido, e que atendeu ao nosso clamor. Então, nós vamos andar com os bons dessa cidade”, declarou.