Em reunião com Governo Federal, concessionária do aeroporto de Porto Alegre promete diagnóstico em quatro semanas
CEO da Fraport, Stefan Schulte, comunicou que virá ao Brasil em julho para definir cronograma de reabertura do aeroporto
Odiagnóstico sobre as condições de segurança da pista e de equipamentos essenciais para o funcionamento do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, deverá ser concluído em um prazo de quatro semanas. Essa foi a previsão dada pela Fraport, concessionária responsável pelo terminal, durante reunião por videoconferência na tarde desta terça-feira, 18 de junho, com os ministros Rui Costa, da Casa Civil, Paulo Pimenta, da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, e Silvio Costa Filho, de Portos e Aeroportos.
Segundo Paulo Pimenta, o CEO da Fraport, Stefan Schulte, comunicou que virá ao Brasil entre os dias 17 e 18 de julho para definir o cronograma de reabertura do aeroporto. “Possivelmente, nós não vamos voltar com o aeroporto funcionando 100% da sua capacidade. Isso é absolutamente compreensível e natural. Agora, nós precisamos e insistimos na ideia, é isso que pensa o governo brasileiro, que nós precisamos que o aeroporto reabra em condições de segurança o mais rapidamente possível”, destacou o ministro.
Silvio Costa Filho pontuou que tudo vem sendo feito para acelerar a reabertura do aeroporto de forma segura. “Toda área do terminal já está limpa. Segundo, o terminal de cargas foi reaberto na última quarta-feira, já que 80% desse terminal é operado de maneira rodoviária. E há hoje uma grande mobilização da própria Fraport e de toda a área técnica para fazer as análises do bom funcionamento do aeroporto para a reabertura”, disse.
O ministro de Portos e Aeroportos destacou ainda que a Fraport reafirmou o compromisso de investir no Brasil. “Não só no Salgado Filho, mas em outras oportunidades de concessões que venham a surgir no país. A Fraport quer continuar fazendo investimentos no país”, afirmou.
MALHA VIÁRIA – Costa Filho falou também sobre o esforço do Governo Federal para aumentar a malha viária no Rio Grande do Sul. “Essa semana, já foram autorizados mais 2 slots, temos 7 slots autorizados. Na próxima semana, vamos autorizar mais 3. Nós estamos falando em 10 voos diários, o equivalente a 70 voos semanais, que dá 140 a origem e destino. Entre o dia 16 ao dia 30, nós teremos mais de 16 mil assentos indo para o Rio Grande do Sul, nos 6 aeroportos regionais.”
O ministro disse que, na próxima semana, será implementado em Caxias do Sul o ILS, abreviação de Instrument Landing System, conhecido em português como Sistema de Pouso por Instrumento, que fornece aos pilotos informações essenciais que auxiliam na aterrissagem sob condições de teto e visibilidade restritas. “Vai ajudar na visibilidade noturna e na navegabilidade, para a gente poder melhorar cada vez mais a navegação, sobretudo do aeroporto de Caxias do Sul.”
Além dos ministros, acompanharam a reunião a secretária-executiva da Casa Civil, Miriam Belchior, e o presidente da ANAC, Tiago Sousa. Por videoconferência, entraram, da Alemanha, o CEO da Fraport AG, Stefan Schulte, o vice-presidente executivo da companhia, Holger Schaefers, e a vice-presidenta for Global Investments & Management, Tamara Holger. De Porto Alegre, falaram a CEO da Fraport Brasil, Andreea Pal, e o vice-presidente da empresa no Brasil, Leonardo Carnielle.