CEO do Grupo RDM com o juiz do TRE MT recém empossado e o desembargador de MS, Sérgio Martins

Por RDM MT

Na Foto da esquerda para a direita os advogados João Otávio Marques (Peninha), João Pedro Marques (JPM), o presidente do TJMS, desembargador Sérgio Martins Fernandes e o juiz de direito recém-empossado na última sexta-feira (17/05) como Juiz membro titular do TRE-MT, Luís Otávio Marques, ocasião em que o desembargador Sérgio veio diretamente do nosso estado com irmão Mato Grosso do Sul, para prestigiar a posse do mesmo!

O juiz Luís Otávio Pereira Marques tomou posse na sexta-feira (17/05) como juiz titular do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT). A sessão solene ocorreu de forma presencial no plenário do TRE-MT.  Em seu discurso, Luís Otávio Pereira Marques, agradeceu a confiança de todos que votaram nele, se emocionou e relembrou um pouco de sua trajetória que passou pelas comarcas de Lucas do Rio Verde, Porto dos Gaúchos, Juína, Várzea Grande entre outros municípios do Estado.

“São vinte e cinco anos do estado do Poder Judiciário e essa longa trajetória de atuação na Justiça Eleitoral nos ensina que ela não se limita a viabilizar as eleições, a efetivar a contagem dos votos e ao final proclamar o vencedor. A Justiça Eleitoral mantém-se atenta aos desvios de conduta do candidato e do ocupante do cargo público eletivo. Desenvolvendo um trabalho ininterrupto e não apenas no período eleitoral. Incumbe-lhe a partir do direito posto de normas imperativas primar pela correção dos procedimentos anteriores da disputa e afastar os que mesmo tendo obtido o mandato transferirem a ordem jurídica”, disse.

O magistrado também destacou a importância da Justiça Eleitoral para o fortalecimento do regime democrático. “A Justiça Eleitoral tem relevante papel no fortalecimento do regime democrático e do exercício da cidadania. Para isso, atua nas esferas jurisdicional, administrativa e regulamentar. Por ser independente e composta de honrados magistrados e servidores, a Justiça Eleitoral realiza esse trabalho unicamente para efetivar o princípio maior de nossa constituição federal: a soberania popular. Sendo preferível conviver com a democracia e as instituições funcionando de forma harmônica, independentes, livres e seguras. Ainda que com as suas divergências ao invés de com regime de exceção, sem qualquer respeito a liberdade, aos direitos e garantias fundamentais inerentes ao ser humano”, afirmou.

O CEO do Grupo RDM, João Pedro Pereira Marques, pai do juiz Luís Otávio, disse durante a solenidade que estava passando um filme na cabeça e destacou a emoção de assistir à posse do filho. “Como pai é emocionante saber que ele foi escolhido pelo tribunal com uma votação boa, como voto secreto. Então é uma coisa assim que demonstra confiança que o tribunal depositou nele. São 25 anos na magistratura e toda uma carreira pela frente.”, destacou.

A Presidente do TRE-MT Desembargadora Maria Aparecida Ribeiro enalteceu a chegada do novo membro do pleno: “A sessão deste membro vem para somar o que nos propomos a fazer. Tudo que é renovação e inovação quando vem de uma forma positiva, de acordo com os princípios morais que a gente sempre lutou é positivo.” comentou.

O governador em exercício Otaviano Pivetta lembrou que conheceu Luís Otávio quando ele ingressou na magistratura em Lucas do Rio Verde e destacou a importância de ter um profissional como Luiz Otávio atuando no TRE-MT. “Pra nós, brasileiros de Mato Grosso, é muito bom ter na justiça, e agora na justiça eleitoral um profissional do gabarito do doutor Luís Otávio. Muito contente de vê-lo ascender na carreira e ocupar cada vez mais espaço. Ele é uma referência. Como eu falei, é uma carreira exemplar e o processo democrático tem muito a ganhar com ele”, destacou.

Ao povo mato-grossense Luiz deixou um recado, “a sociedade mato-grossense pode esperar desse juiz membro, muito trabalho e dedicação nessa nova missão. Primando pela rede e transparência no desenvolvimento dos trabalhos eleitorais. Transpondo as dificuldades, superando as imperfeições. De modo a garantir a todo cidadão o sagrado direito do voto”, prometeu.

Além do vice-governador, estiveram presentes na sessão solene os senadores Wellington Fagundes e Jayme Campos, a deputada federal Gisela Simona e a deputada estadual Janaína Riva.

  • Compartilhar:

PUBLICIDADE