Eduardo Leite nomeia ex-assessor de Paulo Guedes para reconstruir o RS
Pedro Capeluppi esteve à frente da Secretaria Especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados do Ministério da Economia
Da Redação
O governador Eduardo Leite (PSDB) anunciou nesta sexta (17) a criação da Secretaria da Reconstrução Gaúcha, que será liderada por Pedro Capeluppi, ex-assessor em privatizações do ex-ministro da Economia do governo Bolsonaro, Paulo Guedes.
Segundo informações divulgadas à imprensa, a Secretaria da Reconstrução Gaúcha é uma reformulação da estrutura da Secretaria de Parcerias e Concessões (Separ). O titular da Separ, Pedro Capeluppi, assumirá, portanto, a condução dos projetos previstos no chamado “Plano Rio Grande”, que também foi anunciado hoje.
Segundo Leite, sua decisão de “reconfigurar a estrutura de governo” em vez de criar uma secretaria do zero visa “atender melhor a esse propósito” de reconstruir o Estado. “Então, vamos transformar a Secretaria de Parcerias e Concessões (Separ) na Secretaria da Reconstrução Gaúcha. A Separ já tem um formato de trabalho em que modela soluções especialmente para a infraestrutura e tem condições de dar suporte aos projetos do Plano Rio Grande”, comentou Leite.
Pedro Capeluppi, o secretário da Reconstrução Gaúcha, é funcionário de carreira da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), ex-secretário de Desenvolvimento de Infraestrutura, ex-secretário Especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados do Ministério da Economia, em 2022. É economista especializado em Finanças, Investimentos e Banking.