• Home
  • Região Sul
  • “LCD será fundamental para baratear o crédito e para impulsionar a indústria”, afirma Mercadante
Aloizio Mercadante, no último dia 8 de maio, durante o lançamento do edital do programa Escolas Conectadas com objetivo de aplicar R$ 66 milhões em recursos não reembolsáveis provenientes do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST) para conectar 1.396 escolas públicas localizadas nas regiões Norte e Nordeste. (Foto: Gabriel Souza - Agência BNDES / Divulgação)

“LCD será fundamental para baratear o crédito e para impulsionar a indústria”, afirma Mercadante

Presidente do BNDES agradeceu o presidente da Câmara, Arthur Lira, e os deputados Sidney Leite e José Guimarães pelo empenho na aprovação da proposta.

 

Por Humberto Azevedo

 

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, agradeceu no final da noite desta última terça-feira, 14 de maio, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e os deputados Sidney Leite (PSD-AM) – relator do Projeto de Lei (PL) 6235/23, e o deputado José Guimarães (PT-CE) – líder do governo naquela Casa legislativa, pelo empenho na aprovação da proposta que promete reindustrializar o país.

 

De acordo com Mercadante, a proposição permitirá aos bancos de desenvolvimento e fomento, incluindo o BNDES gerido por ele, emitirem o novo título do mercado financeiro, Letras de Crédito de Desenvolvimento (LCD), que é criado pela proposição.  “Com previsão de emissões de um montante de até R$ 10 bilhões por ano e amplo apoio do setor produtivo, a LCD terá benefício tributário similar à LCI [Letras de Crédito Imobiliário], à LCA [Letras de Crédito ao Agronegócio], ao CRA [Certificado de Recebimentos do Agronegócio], ao CRI [Certificado de Recebimentos Imobiliários] e às debêntures de infraestrutura”, comentou. 

 

“Apesar de  representar apenas cerca de 0,7% do estoque dos demais instrumentos existentes, a LCD será fundamental para baratear o crédito e para impulsionar a indústria. Agradeço especialmente ao relator da matéria, o deputado Sidney Leite (PSD-AM), ao presidente da Câmara,  Arthur Lira (PP-AL), e ao empenho do líder do governo da Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE). Também ao apoio do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Com esse gesto, a Câmara dos Deputados reafirma o compromisso da instituição com o desenvolvimento do país”, complementou o dirigente do BNDES.

  • Compartilhar:

PUBLICIDADE