Frente ambientalista apresentará propostas para minorar os efeitos das mudanças climáticas
Iniciativa será apresentada aos presidentes da Câmara, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco, e também à imprensa nesta terça-feira (7).
Por Humberto Azevedo
A Frente Parlamentar Mista Ambientalista em atuação no Congresso Nacional, coordenada pelo deputado federal Nilto Tatto (PT-SP), apresentará no final da tarde desta terça-feira (7) um conjunto de propostas para minorar os efeitos das mudanças climáticas.
A iniciativa será apresentada aos presidentes da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e também à imprensa, em virtude das fortes chuvas que praticamente destruíram boa parte da infraestrutura do estado sul-rio-grandense na última semana. Já sendo classificada como pior tragédia natural daquele estado.
Nos últimos dias o Rio Grande do Sul tem enfrentado uma sequência de temporais generalizados. Até o momento inúmeras pessoas perderam a vida e estão desaparecidas, as chuvas afetaram diversas regiões do estado, deixando milhares de desalojados e causando danos incalculáveis.
A Frente Parlamentar Mista Ambientalista é exercida por 179 deputados federais e 14 senadores. A ideia é aprimorar a legislação para conter e enfrentar os efeitos danosos provocados pelo avanço das mudanças climáticas. A Frente Parlamentar Ambientalista alerta sobre o momento periclitante que às mudanças climáticas vem promovendo em todo o globo, mas em maior profusão nos países tropicais.
O documento pretende firmar um intuito e um compromisso do Poder Legislativo em evitar a ampliação dos cenários de tragédias e o aumento do número de refugiados climáticos.
De acordo com o presidente da Frente Parlamentar Ambientalista, Nilto Tatto (PT-SP), a urgência do debate sobre questões ambientais é evidente, especialmente diante das últimas tragédias climáticas registradas.