Veja as principais ações realizadas da semana no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul
Redação
Autismo e premiação de servidora
A servidora da 2ª Vara de Execução Penal de Campo Grande, Michelle Dibo Hindo, de 42 anos, é formada em Direito e descobriu que é autista no ano passado, depois de ter iniciado o tratamento com o filho João Eduardo, de sete anos, que também é autista. Suas habilidades, ajudaram a conquistar dois prêmios no TJMS. O primeiro, em um concurso de sugestões, em 2014, com a adesão ao projeto Petição 10, Sentença 10 e, o último, na Gincana do Saber Judiciário 2022 com o projeto “O Cartão de crédito como ferramenta de pagamento de penas pecuniárias e outros valores parcelados no âmbito do Poder Judiciário”. A premiação lhe rendeu R$ 10 mil em dinheiro.
Nova plataforma digital
O Domicílio Judicial Eletrônico é uma nova plataforma digital adotada pelo TJMS que concentra, em um único local, todas as comunicações de processos emitidas pelos tribunais brasileiros.
Carreta do TJMS
A Carreta da Justiça atenderá a população de Corguinho nos dias 8 e 9 de abril. A unidade móvel do Tribunal tem como objetivo garantir o acesso facilitado à justiça estadual até a população com mais dificuldade de acionar os serviços judiciais. A carreta estará estacionada na rua Antônio Furtado de Mendonça, em frente a prefeitura de Corguinho.
TJMS e Governo de MS em prol das crianças e adolescentes
Com o objetivo de otimizar as ações e as políticas públicas em prol da criança e do adolescente, o Governo de MS, por meio da Secretaria de Estado de Cidadania, firmou acordo técnico, assinado pelo governador do Estado, Eduardo Riedel, e pelo presidente do TJMS, desembargador Sérgio Fernandes Martins.
Curso Lar Legal
Foi realizado entre os dias 3 a 5 de abril, as aulas do curso presencial Lar Legal e Reurb – Regularização de Imóveis. A aula inaugural foi realizada no Plenário do Tribunal Pleno.
Usina
A Usina Fotovoltaica do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul passou pela sua última vistoria no último dia 2. O presidente do TJMS, Des. Sérgio Fernandes Martins, foi até o local, próximo à Gameleira, para verificar a conclusão dos trabalhos de instalação do sistema fotovoltaico que faz parte da segunda etapa de implantação de energia solar para atender a todas as edificações do PJMS. A primeira etapa contemplou a instalação de 50 sistemas de geração em 49 comarcas do Estado.
Concurso e candidatos inscritos
As inscrições para o X Concurso Público de Servidores do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul superaram as expectativas, com a adesão de 26.724 candidatos. A previsão da Secretaria de Gestão de Pessoas do TJMS era de 25 mil candidatos inscritos. Ao todo, são 860 vagas para formação de cadastro reserva disponíveis entre os cargos de Analista Judiciário e Técnico de Nível Superior. A maioria dos inscritos são para os cargos de Analista Judiciário – Área Fim, com 11.937 candidatos homologados, e Analista Judiciário – Área Meio, com 7.493 inscrições.
Balanço do Mês da Mulher
A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar divulgou relatório das atividades desenvolvidas em março, mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher. Entre os eventos significativos, foi realizada a 26ª edição da Semana da Justiça pela Paz em Casa, de 4 a 8 de março, programa nacional promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com os Tribunais de Justiça Estaduais.
Capacitação de servidores
A Escola Judicial de MS (Ejud-MS), em parceria com a Coordenadoria de Processos da Assessoria de Planejamento, promoveu, entre os dias 1° a 5 de abril, um workshop de melhoria de processos de trabalho para os servidores que fazem parte do setor de compras do TJMS.
Doe parte do IR para a campanha ‘Se Renda à Infância 2024’
Quem ainda não declarou o imposto de renda deste ano pode participar da campanha ‘Se Renda à Infância 2024’, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e ajudar crianças e adolescentes de todo o país. A quantia destinada já é parte do valor a pagar ou é somada ao valor a ser restituído após pagamento, conforme previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (art. 260).
Veja o vídeo:
Fonte: Ascom TJMS