Programa de Aprendizagem Profissional transforma a vida de jovens sul-mato-grossenses
Conciliar o trabalho e continuar se dedicando aos estudos são fatores que estão atraindo jovens para o Programa de Aprendizagem Profissional de MS e disponível em Campo Grande e Três Lagoas em escolas e nos centros estaduais de educação profissional.
Por Humberto Azevedo
O Programa de Aprendizagem Profissional (PAP) de Mato Grosso do Sul (MS) vem transformando a vida de jovens estudantes sul-mato-grossenses. Com o objetivo de conciliar o trabalho e promover dedicação aos estudos, a iniciativa vem atraindo jovens estudantes que está disponível na capital do estado, Campo Grande (MS), e em Três Lagoas, nas escolas e nos centros estaduais de educação profissional.
O coordenador de educação profissional da Secretaria de Educação à (SED), Davi de Oliveira Santos, explica que o PAP oportuniza ao estudante desenvolver uma formação profissional de forma integrada e articulada aos conhecimentos básicos e qualifica de uma forma objetiva e direta competências do mundo do trabalho, seja no segmento da indústria, comércio, serviços ou terceiro setor.
Ele pontua ainda que o jovem que está em formação profissional na escola cumpre uma carga horária de trabalho para desenvolver de forma prática esta vivência e como um princípio educativo, mas sem interferir no tempo em sala de aula e na aprendizagem.
“O jovem acessa hoje a rede estadual para cursar o ensino médio e ele tem a possibilidade desta etapa de escolarização junto com a formação profissional. É uma opção. (…) Só existe o tempo-empresa se for preservado o tempo-escola. Dentro da aprendizagem profissional, é oportunizado ao jovem um conjunto de competências como ética, postura, responsabilidade, além dos conhecimentos específicos da atividade envolvida, que é alinhada com a formação na escola”, comentou Davi de Oliveira.
Já a coordenadora do PAP, professora Adriana Recalde, revela que, atualmente, 285 jovens, entre 14 e 24 anos, matriculados no Ensino Médio com itinerário de formação técnica e profissional, participam do Programa. Também o Programa inclui estudantes com deficiência, sem limite máximo de idade. Segundo ela, em breve, o PAP será estendido a outros municípios do estado.
“Entre os cursos oferecidos na aprendizem profissional estão Administração, Serviços Jurídicos, Ciência de Dados, Informática para Internet, Mecatrônica, Programação de Jogos Digitais. E ainda dentro do cenário econômico de Mato Grosso do Sul, estamos implantando os cursos de Inovação e Desenvolvimento Corporativo e Inteligência Artificial”. conta Adriana.
Com informações de assessoria.