A iniciativa conjunta com a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) de MS fez a doação de 200 filtros de barro para garantir que as comunidades ribeirinhas tenham acesso a água de qualidade. (Foto: Helton Davis / Secom-MS)

Governo de MS entrega filtros de água para comunidades ribeirinhas do Pantanal

A iniciativa conjunta com a com a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) de MS fez a doação dos filtros de barro para garantir que as comunidades ribeirinhas tenham acesso a água de qualidade.

 

Por Humberto Azevedo

 

No esforço contínuo em promover a saúde e a qualidade de vida de seus cidadãos, o governo do estado de Mato Grosso do Sul (MS), por meio da Secretaria de estado de Saúde (SES-MS) e em parceria com a Organização das Cooperativas do Brasil sul-mato-grossense (OCB-MS), realizou a entrega de filtros de água para comunidades ribeirinhas da região pantaneira do estado. A ação foi iniciada na última quarta-feira, 23 de janeiro, na comunidade de Forte Coimbra, distrito do município de Corumbá.

 

O secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões Correa, destacou a relevância desta iniciativa conjunta com a OCB-MS, que entre todas as cooperativas do estado, fez a doação de 200 filtros de barro para garantir que as comunidades ribeirinhas tenham acesso a água de qualidade.

 

A iniciativa foi realizada durante a terceira missão do “Projeto Navio”, que promove uma navegação ampliada para a vigilância intensiva e otimizada. O projeto é uma parceria firmada entre a SES-MS, Marinha do Brasil, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), de Minas Gerais), e também contou com o apoio da Secretaria de estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT), que visa proporcionar mais qualidade de vida e melhores cuidados com a saúde da população ribeirinha dos dois estados pantaneiros.

 

“A entrega dos filtros de barro é o básico e o mínimo, para que a população ribeirinha possa consumir uma água em melhores condições. Isso é essencial para a prevenção de doenças que podem ser transmitidas pela água contaminada. (…) Um exemplo de como uma ferramenta primitiva sanitária, de baixíssimo custo pode, em uma ação humanitária da sociedade civil organizada, em parceria com a pesquisa do Projeto Navio, que inclui SES, Fiocruz e Marinha, mudar a realidade de pessoas que vivem em uma carência inimaginável de condições. Esta ação reafirma o compromisso do governo estadual em melhorar a saúde e as condições de vida de todos os cidadãos, especialmente aqueles que vivem em áreas mais vulneráveis”, afirmou o titular da SES.

 

PARCERIA INÉDITA

 

A iniciativa conjunta com a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) de MS fez a doação de 200 filtros de barro para garantir que as comunidades ribeirinhas tenham acesso a água de qualidade. (Foto: Helton Davis / Secom-MS)

 

Já o presidente do Sistema OCB/MS, Celso Régis, destacou que a parceria inédita está distribuindo um número significativo de filtros para os ribeirinhos.

 

“É uma ação em que melhoramos as condições de vida e, em especial, de levar uma alternativa para estas comunidades poder consumir água potável. Um gesto simples, mas que pode fazer a mudança na saúde pública que atende essas pessoas de forma preponderante. (…) Estamos felizes desta parceria estar apresentando um resultado extraordinário com a doação destes 200 filtros que as cooperativas do Estado de Mato Grosso do Sul fizeram e que agora a SES tem feito a distribuição junto à população ribeirinha”, complementou o dirigente da OCB sul-mato-grossense.

 

Com informações de assessoria.

  • Compartilhar:

PUBLICIDADE