Ministério do Turismo anuncia projeto artístico criar monumento em homenagem à COP-30 e aos 408 anos da capital paraense
Projeto vai proporcionar a instalação de uma escultura na orla do Portal da Amazônia, na cidade de Belém (PA). Interessados devem apresentar propostas até 13 de fevereiro. Poderão participar artistas de todo o país.
Por Humberto Azevedo
Aproveitando as comemorações do aniversário de 408 anos de Belém do Pará (PA) ocorrido no último 12 de janeiro, e a realização da 30ª edição da Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre mudanças climáticas (COP-30), o Ministério do Turismo anunciou a criação de um projeto artístico, que terá como símbolo a sustentabilidade e a inovação, a ser instalada na orla do Portal da Amazônia da capital paraense.
A COP-30) acontecerá em novembro deste ano e artistas de todo o país poderão ajudar na criação de um monumento a ser feita em escultura, sem pedestal, que deverá ter no máximo 7,5 metros de altura e dialogar com o meio ambiente e social da capital do estado do Pará. As propostas poderão ser apresentadas até o próximo dia 13 de fevereiro. A previsão é que a obra conte um orçamento de R$ 350 mil.
De acordo com o ministro do Turismo, Celso Sabino, a iniciativa representa uma chance para que artistas de todo o país possam deixar sua marca na memória do Brasil e na defesa do planeta. No perfil em suas redes digitais, Sabino – que é deputado federal licenciado do União Brasil pelo estado do Pará, incentivou a participação dos milhares de artistas brasileiros no processo.
“Este monumento terá como objetivo representar a memória de um dos momentos mais marcantes da história do Brasil e da Amazônia. Nossa capital, a região e o país serão protagonistas de negociações em prol do planeta, pactuadas junto às maiores autoridades climáticas mundiais. É uma oportunidade para todos os brasileiros contribuírem com esse momento histórico”, afirmou.
PARA PARTICIPAR
Os candidatos precisam considerar valores universais, como sustentabilidade, inovação e inclusão social, alinhados à temática da COP-30. Conforme o aviso de manifestação de interesse, publicado no último dia 13 de janeiro no Diário Oficial da União, as propostas devem ser inscritas na área de doações do governo federal (www.doacoes.gov.br).
“O Portal da Amazônia é um espaço que oferece uma vista privilegiada para o rio Guamá e para a biodiversidade das ilhas de Belém. É um cenário altamente representativo da temática da COP 30 e ideal para eternizar na memória brasileira este momento histórico em defesa do planeta”, acrescentou o ministro Celso Sabino.
Com informações de assessoria.