O presidente norte-americano, Donald Trump, disse que o Brasil e países da América Latina precisam dos Estados Unidos mais dos que os norte-americanos precisam deles. Trump fez essa afirmação enquanto assinava de decretos no Salão Oval da Casa Branca na segunda-feira (20), depois de seu discurso de posse recheado de ameaças aos imigrantes de origem hispânica.
Perguntado por uma jornalista brasileira se pretendia responder à proposta de paz na Ucrânia elaborada pela China e pelo Brasil, Trump disse que não conhecia a proposta. Em seguida, comentou sobre como avalia a relação do Brasil e países da América Latina com os Estados Unidos: “Boa. Eles precisam de nós, mais do que precisamos deles. Nós não precisamos deles, eles precisam da gente. Todo mundo precisa da gente.”
Recém-empossado como presidente dos EUA, Trump assina decretos no Salão Oval da Casa Branca (Foto: Divulgação)
No discurso da posse, Trump disse que vai erguer barreiras tarifárias contra vários países, inclusive o Brasil. Também assinou decretos que revertem medidas da gestão anterior, do democrata Joe Biden e endurecem a fiscalização de migrantes, estimulam a exploração de combustíveis fósseis e determinam o fim de ações relacionadas à diversidade.
Lula cumprimentou Trump em nota oficial
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumprimentou o presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, após o republicano tomar posse do cargo nesta segunda-feira (20). “As relações entre o Brasil e os EUA são marcadas por uma trajetória de cooperação, fundamentada no respeito mútuo e em uma amizade histórica”, escreveu Lula no X.
Lula também mencionou os “laços” que unem os dois países: “Nossos países nutrem fortes laços em diversas áreas, como o comércio, a ciência, a educação e a cultura. Estou certo de que podemos seguir avançando nessas e outras parcerias. Desejo ao presidente Trump um mandato exitoso, que contribua para a prosperidade e o bem-estar do povo dos Estados Unidos e um mundo mais justo e pacífico”.