Uma mulher sofreu violência por hora no Rio de Janeiro em 2022, aponta levantamento
Da Redação
Uma mulher sofreu violência por hora no Rio de Janeiro. A informação é do levantamento Mapa da Mulher Carioca 2023, com informações de 2022, realizado pela Prefeitura da capital fluminense, divulgado neste domingo (5).
O dossiê tem o objetivo de levantar e comparar dados e indicadores sobre as desigualdades de gênero e raça na cidade do Rio de Janeiro.
De acordo com o dossiê, 15.267 notificações de violência na região metropolitana do Rio de Janeiro foram incluídas no Sistema de Informação da Saúde.
Dentre esses, a maioria das vítimas é de mulheres negras: 63,4%. A faixa etária mais atingida é a de mulheres adultas, entre 20 e 59 anos.
Entre os tipos de violência, o destaque está na violência física, que representa 90,2% dos casos entre as mulheres de 20 a 90 anos. Em seguida, aparecem a psicológica (31,9%) e sexual (11,4%).
Ainda segundo os dados, o agressor está próximo na maioria dos casos: em 54,3% das notificações, os responsáveis eram parceiros ou pessoas conhecidas. Desses, 52,9% eram maridos, ex-maridos, namorados ou ex-namorados.
Fonte: CNN Brasil