• Home
  • Região Sudeste
  • Defesa Civil Nacional orienta cidades do Norte de Minas sobre como proceder para captar recursos federais destinados a municípios atingidos por desastres climáticos
Cidades do Norte de Minas Gerais foram atingidas por temporais no início de janeiro (Foto: Divulgação / Secom-MG)

Defesa Civil Nacional orienta cidades do Norte de Minas sobre como proceder para captar recursos federais destinados a municípios atingidos por desastres climáticos

Técnicos do MIDR se reuniram com gestores locais com o objetivo de esclarecer os processos de reconhecimento de situação de emergência e de como proceder com as solicitações de recursos para ações de defesa civil.

 

Por Humberto Azevedo

 

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), realizou, nesta quinta-feira, 16 de janeiro, uma uma reunião virtual em conjunto com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), para prestar orientações às prefeituras do Norte de Minas Gerais que foram impactadas por temporais no início de janeiro.

 

Os membros da Defesa Civil estadual e dos municípios participaram da reunião técnica que teve como objetivo esclarecer o processo de reconhecimento da situação de emergência nos territórios, e consequentemente, a solicitação de recursos ao governo federal para ações de socorro, assistência humanitária e restabelecimento.

 

Os principais assuntos da conversa incluíram manutenção e abastecimento de alojamentos provisórios, preenchimento do relatório da Defesa Civil, disponibilização de manuais de atuação em situações de emergência e vigilância socioassistencial, atendimento a produtores em áreas rurais e distribuição de cestas básicas.

 

O secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Aparecido Wolff, destacou que o MIDR já reconheceu a situação de emergência em nove cidades mineiras nesta semana, e que fez uma reunião específica, na quarta-feira (15), com a Defesa Civil do estado de Minas Gerais.

 

“Ontem fizemos uma reunião especificamente para tratar dos formulários de reconhecimento de situação de emergência, e cerca de 100 pessoas, de diversos municípios, participaram. Mas achamos pertinente fazer mais uma reunião de esclarecimento e orientação com as prefeituras da região Norte, seguindo a orientação do presidente Lula, da Defesa Civil estar presente nas regiões que sofrem com desastres, principalmente onde há pessoas mais pobres afetadas”, afirmou.

 

MUNICÍPIOS ATINGIDOS

 

Entre as cidades que foram castigadas pelas fortes chuvas e que já obtiveram reconhecimento de situação de emergência, estão os municípios de Caldas, Carmo da Mata, Coroaci, Maripá de Minas, Pedra Bonita, Resplendor e Sem-Peixe. No Sul do estado, a cidade de Ipatinga, por sua vez, teve o reconhecimento federal do estado de calamidade pública na quarta-feira, 15 de janeiro.

 

Participaram da reunião virtual o deputado estadual de Minas Gerais, Ricardo Augusto Campos, o deputado federal, Paulo Guedes (PT-MG), e representantes dos municípios de Nova Porteira, São Francisco, Sabinópolis, Ibiaí, Glaucilândia, Pirapora, Mirabela, Verdelândia, Sabinópolis e Diamantina. Até o momento, Minas Gerais tem 54 reconhecimentos vigentes, dos quais 29 por seca, 23 por chuvas intensas, cinco por incêndios florestais, quatro por vendaval e três por queda de granizo.

 

“Equipes do Grupo de Apoio a Desastres (Gade) já estão em Ipatinga. Outros municípios podem pedir apoio para solucionar dúvidas no cadastro no S2iD e nos formulários de reconhecimento e de solicitação de recursos para também obter assistência”, completou o secretário Wolnei.

 

Com informações de assessoria.

  • Compartilhar:

PUBLICIDADE