Congresso Nacional decreta luto de três dias pela morte de Benedito de Lira
Tanto o filho, o ainda presidente da Câmara, Arthur Lira, do ex-deputado e ex-senador, que exercia o mandato de prefeito de Barra de São Miguel, quanto o presidente do Senado, como o presidente da República lamentaram o falecimento do político alagoano.
Por Humberto Azevedo
O Congresso Nacional, formada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal, decretou nesta terça-feira, 14 de janeiro, luto oficial de três dias pela morte do ex-deputado e ex-senador, que exercia o mandato de prefeito da cidade praiana das Alagoas de Barra de São Miguel, Benedito de Lira (PP).
O falecimento foi comunicado pelo filho do ex-parlamentar, o ainda presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), às 09 horas e 26 minutos à imprensa. Além do próprio Arthur Lira enlutado que oficializou o luto de três dias pela “Casa do Povo”, que preside, o presidente do Congresso Nacional – senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), também lamentaram o falecimento do político alagoano de 82 anos, que estava internado desde o final de 2024.
“Alagoas dá adeus a Benedito de Lira. O estado de Alagoas está em luto pela perda de um dos líderes políticos mais importantes de sua história. Faleceu na manhã desta terça aos 82 anos de idade o ex-senador, ex-deputado federal, ex-deputado estadual, ex-vereador em Junqueiro e em Maceió e prefeito reeleito da Barra de São Miguel, Benedito de Lira”, assim se manifestou a assessoria de comunicação do filho, Arthur Lira.
“Benedito, ou Biu como era carinhosamente chamado, enfrentava um tratamento oncológico. No dia 31 de dezembro, véspera de Ano Novo, submeteu-se a um procedimento cirúrgico de emergência e estava internado no Hospital Arthur Ramos, na capital alagoana. Nesta terça-feira, o coração do eterno senador Biu parou de bater, deixando um legado de trabalho e de dedicação em favor do povo alagoano”, disse Arthur Lira por meio de sua assessoria.
EMPENHO
Assumirá a prefeitura da cidade litorânea de Barra de São Miguel, localizada cerca de 30 km da capital alagoana – Maceió, o vice-prefeito Henrique Alves Pinto (PP). De acordo com a assessoria do filho, “mesmo em tratamento”, Benedito de Lira vinha superando “adversidades” e exercendo “com empenho seu último mandato” eletivo, “liderando uma gestão de inúmeras conquistas” e, inclusive, “participando ativa e alegremente em 2024 de sua vitoriosa campanha eleitoral no município”.
“Homem simples e de origem humilde, que sempre preferiu o contato direto com a população no lugar da sisudez dos diversos gabinetes que ocupou em Alagoas e em Brasília, Benedito de Lira era formado em Direito pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), tendo iniciado seu curso de graduação em 1968 e concluído em 1972”, continua a assessoria de comunicação de Arthur Lira.
BIOGRAFIA
Nascido em Junqueiro (AL), da região Agreste do estado, em 1942, Biu “nunca abandonou sua gente e suas raízes”. “A infância pobre, que poderia ser um limitador, transformou-se em um incentivo à superação de obstáculos e à escolha da causa política como ideal de vida. Tanto que Junqueiro, sua terra natal, o elegeu vereador por dois mandatos em 1966 e 1970”, complementa a comunicação da presidência da Câmara dos Deputados.
Após os mandatos de vereança na cidade natal, Biu Lira transferiu-se para Maceió, onde atuou em diversos setores, atuando como escriturário do Banco do Povo S.A, membro da Mesa Diretora da Santa Casa de Misericórdia e na gestão do antigo Colégio Cenecista Élio Lemos, oportunidade que o elegeu para Câmara Municipal da capital alagoana entre os anos de 1973 e 1982.
“Com um desempenho aprovado pela população maceioense, Benedito foi eleito deputado estadual por três vezes consecutivas, atuando na Casa de Tavares Bastos de 1983 a 1994 e chegando a presidir a Casa por mais de uma legislatura. Em 1994, uma campanha exitosa o levou à Brasília eleito pelo voto popular para exercer o mandato de deputado federal. Após ser candidato a vice-governador em 1998, retornou à Câmara dos Deputados em 2002 e 2006”, informou a assessoria de Arthur Lira.
“E em 2010, foi o campeão de votos na disputa para o Senado Federal, onde trabalhou diuturnamente por Alagoas até 2018, tendo concorrido ao cargo de governador em 2014. O sepultamento do ex-senador e ex-deputado federal e prefeito de Barra de São Miguel, Benedito de Lira, ocorrerá amanhã às 10h no cemitério Parque das Flores, em Maceió. O Velório começa hoje no mesmo local, após a liberação do corpo”, encerrou o comunicado emitido pela assessoria de Arthur Lira.
PESAR
“Com tristeza e pesar, soube da morte do ex-senador Benedito de Lira, em Alagoas. Advogado e prefeito de Barra de São Miguel (AL), Benedito teve uma longa atuação na vida política de Alagoas e do Brasil. Foi vereador, deputado estadual, prefeito, deputado federal e senador, sendo uma voz sempre ativa e importante do povo alagoano. Liguei para o presidente da Câmara, Arthur Lira, filho de Benedito, para expressar minhas condolências e estendi minha solidariedade a todos os familiares, amigos e admiradores do seu pai”, escreveu o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em sua redes digitais.
“É com grande tristeza que recebemos a notícia do falecimento do sr. Benedito de Lira, prefeito, ex-deputado estadual, ex-deputado federal, e ex-senador pelo estado de Alagoas, pai do presidente da Câmara dos Deputados, deputado Arthur Lira. O sr. Benedito de Lira dedicou sua vida à política e ao serviço público, deixando um legado de compromisso com o desenvolvimento de Alagoas e com sua gente”, complementou o senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), líder do governo Lula III no Congresso Nacional.
“Sua contribuição para o Brasil e, em especial, para o povo alagoano, será sempre lembrada. Neste momento de luto e consternação, expressamos nossa solidariedade e nossos sentimentos ao Dep. Arthur Lira, a todos os familiares e amigos, rogando que encontrem força e conforto para enfrentar essa perda irreparável. Nossas sinceras condolências”, completou o senador amapaense.
“Presto minhas condolências ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, em razão da morte de seu pai, o prefeito de Barra de São Miguel, Benedito de Lira, ocorrida nesta terça-feira. Decretei luto oficial no Senado Federal por três dias em razão do falecimento do ex-senador. Benedito de Lira foi um dos principais líderes políticos de Alagoas, com uma trajetória marcada pelo compromisso público. Ele ocupou cargos de deputado estadual e federal, além de senador. Expresso minha solidariedade aos demais familiares, aos amigos e ao povo alagoano pela perda”, finalizou o senador Rodrigo Pacheco – presidente do Senado Federal e do Congresso Nacional.