• Home
  • Regiões
  • Danone pede “as mais sinceras desculpas” de “qualquer menção” que tenha colocado em dúvida “sustentabilidade da soja brasileira”
Silvia Davila, dirigente da Danone pede desculpas pelo entrevero que alguns executivos da empresa possam ter causado contra à imagem no mundo da principal commodity brasileira: a soja. (Foto: Reprodução / Redes Digitais)

Danone pede “as mais sinceras desculpas” de “qualquer menção” que tenha colocado em dúvida “sustentabilidade da soja brasileira”

Vice-presidenta da empresa na América Latina, Silvia Davila, entregou nesta segunda-feira, 9 de dezembro, ao Ministério da Agricultura e Pecuária uma carta em que esclarece sobre as informações sobre a compra de soja de origem brasileira. 

 

Por Humberto Azevedo

 

A empresa espanhola Danone pediu nesta segunda-feira, 9 de dezembro, “as mais sinceras desculpas” de “qualquer menção” que tenha colocado em dúvida “sustentabilidade da soja brasileira”. O pedido de desculpa foi apresentado pela vice-presidenta da empresa na América Latina, a mexicana Silvia Davila, que entregou nesta data ao Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) uma carta em que esclarece sobre as informações sobre a compra de soja de origem brasileira pela empresa multinacional. 

 

No último mês de novembro, alguns executivos da empresa para o mercado europeu declararam que a principal commodity brasileira não cumpriria regras de respeito ao meio ambiente. Após a polêmica, alguns consumidores brasileiros iniciaram boicote aos produtos comercializados pela empresa nas gôndolas supermercadistas.

 

“Confirmamos e ratificamos que Danone continua consumindo soja brasileira em suas operações locais e internacionais, em conformidade com as regulamentações aplicáveis. Ainda assim, se porventura qualquer menção de executivos do Grupo levou a entendimentos errados sobre a sustentabilidade da soja brasileira, pedimos as mais sinceras desculpas”, diz Davila em trecho de documento enviado ao MAPA. 

 

Para o ministro Carlos Fávaro, a comunicação feita pela empresa multinacional reforça “os elevados padrões de qualidade, sanidade e sustentabilidade da produção agropecuária brasileira”. O ministro destacou ainda o “trabalho de excelência desempenhado pelo setor e o compromisso com uma agropecuária sustentável”. 

 

“O Brasil segue mantendo as boas relações diplomáticas, que resultaram em grandes conquistas para o setor. Somente nos últimos dois anos foram conquistados 284 novos mercados em 62 destinos, que somam ao extenso portifólio dos produtos agropecuários brasileiros. Esta é mais uma demonstração dos benefícios aportados pela conclusão das negociações do acordo Mercosul -União Europeia, com o início de uma nova e próspera fase no relacionamento entre os países do bloco”, escreveu o ministro em comunicação institucional. 

 

ÍNTEGRA DA CARTA

 

Abaixo, segue a íntegra da carta encaminhada pela dirigente da Danone na América Latina ao MAPA.

 

“Em referência às informações que circulam sobre a compra de soja de origem brasileira pela Danone, noticiadas de maneira equivocada pela mídia, confirmamos e ratificamos que a Danone continua consumindo soja brasileira em suas operações locais e internacionais, em conformidade com as regulamentações aplicáveis. Ainda assim, se porventura qualquer menção de executivos do Grupo levou a entendimentos errados sobre a sustentabilidade da soja brasileira, pedimos as mais sinceras desculpas. A soja brasileira é um insumo essencial na cadeia de fornecimento de ração animal para as operações de laticínios da Danone em todo o mundo. No Brasil, em particular, a maior parte deste volume continua a ser adquirida por meio do Centro de Compras da Danone e disponibilizada a produtores de leite parceiros. Em outras regiões, onde produtores de leite obtêm sua ração diretamente de fornecedores de sua escolha, a soja brasileira continua sendo um insumo importante para a Danone e toda a indústria. Trabalhamos ativamente para garantir que a soja seja proveniente de fontes sustentáveis verificadas como livres de desmatamento, independentemente da sua origem geográfica. Também incentivamos ativamente nossos produtores de leite parceiros a comprarem ração apenas de fornecedores que respeitem esse compromisso ou possuam certificações credíveis. Nesse sentido, reconhecemos o notável compromisso do governo brasileiro em preservar as florestas locais e seus sólidos programas dedicados à proteção da floresta amazônica e ao avanço da agricultura sustentável de soja. Reconhecemos também as associações comerciais e os agricultores brasileiros que se dedicam incansavelmente à sustentabilidade e à inovação no campo. Mais uma vez, reafirmamos com orgulho o compromisso inabalável da Danone com todos os nossos parceiros no Brasil, incluindo fornecedores, agricultores, governo, consumidores e consumidores”.

  • Compartilhar:

PUBLICIDADE