Fávaro assina novo Plano de Integridade do Ministério da Agricultura e Pecuária em parceria com a CGU
O ministro da Agricultura anunciou, ainda, nova abertura de mercado com o Japão para o agronegócio brasileiro totalizando 284 aberturas em 62 países desde o início de 2023.
Por Humberto Azevedo
Nesta segunda-feira, 9 de dezembro, em celebração ao Dia Internacional Contra a Corrupção, o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) promoveu o “Seminário Integridade Pública”, reunindo servidores, colaboradores e a alta administração da pasta. O evento marcou os sete anos do programa MAPA Íntegro e contou com a assinatura do ministro Carlos Fávaro para o Plano de Integridade 2025–2026.
Na oportunidade, o ministro destacou o compromisso do Ministério da Agricultura e Pecuária com a ética e com a transparência ao formalizar o novo plano de integridade para os próximos dois anos. O documento estabelece ações estratégicas voltadas ao aprimoramento das práticas institucionais, prevenção de irregularidades e fortalecimento do combate à corrupção e fraudes.
O MAPA foi o primeiro Ministério na implementação de ferramentas de integridade, lançando o programa Mapa Íntegro em 2017. Desde então, diversas iniciativas foram promovidas para reforçar a integridade institucional, como a criação de ferramentas inovadoras, aprimoramento de normas e estímulo a boas práticas no ambiente organizacional.
Entre os avanços alcançados pelo programa, destaca-se o Selo Mais Integridade, uma iniciativa pioneira no setor público e privado brasileiro. Criado em 2018, o selo reconhece empresas do agronegócio comprometidas com práticas éticas. Até o momento, seis edições já foram realizadas, premiando 118 empresas e incentivando a disseminação da integridade no setor.
Além disso, o MAPA se tornou apoiador do “Pacto Brasil pela Integridade Empresarial”, uma iniciativa da Controladoria-Geral da União (CGU). Como parceiro institucional, o ministério incentiva a adesão de empresas do agronegócio ao pacto, promovendo a ética no setor privado.
“A integridade e as boas práticas significam mais oportunidades econômicas, inclusive”, enfatizou Fávaro.
“É um chamamento que a CGU tem feito aos diversos setores da economia. No agronegócio não seria diferente. Essa adesão permitirá que as empresas tenham acesso a ferramentas de análise de seus programas de integridade. O apoio do Mapa serve como incentivo para que o setor participe dessa iniciativa”, explicou o ministro da CGU, Vinicius de Carvalho.
PARCERIA BRASIL-JAPÃO
Sendo o 4º maior destino dos produtos agrícolas brasileiros em 2023, com exportações que totalizaram aproximadamente R$ 26,4 bilhões, o Japão autorizou a comercialização agropecuária de sete novos produtos do país. Entre janeiro e outubro de 2024, as vendas de produtos agrícolas para o país asiático foram de cerca R$ 16,8 bilhões.
Esta nova abertura de mercado, de número 206 novos mercados abertos em 2024, foram autorizados a serem comercializados os seguintes produtos: abacate Hass, farelo de mandioca, feno, polpa cítrica desidratada, flor seca de cravo-da-índia, folha seca de erva-mate e fruto seco de macadâmia. No total, o país já obteve 284 aberturas em 62 países desde o início de 2023.
Com informações de assessoria.