Frota de aeronaves de táxi aéreo no Brasil supera 680 unidades, 29% mais que o total das linhas aéreas regulares
Se compararmos com a frota de 600 aeronaves existente em janeiro de 2022, o crescimento é de 14,33% em pouco mais de dois anos e meio. Os números são de levantamento da ABAG que considera apenas aeronaves em situação normal de aeronavegabilidade das 145 empresas brasileiras que atuam em táxi aéreo.
A ABAG destaca que a Aviação Geral tem também uma ampla capilaridade. Ela utiliza todos os 3.756 aeroportos e 1.365 helipontos do país, enquanto as empresas aéreas regulares atendem a 176 localidades.
A Aviação Geral é também conhecida como Aviação de Negócios, pois é composta por pessoas e organizações que operam aeronaves como forma de apoio a seus negócios. Isso inclui os operadores de táxis aéreos (inclusive os que operam no transporte aeromédico, no setor de óleo & gás e na conectividade das comunidades isoladas da Amazônia), a aviação agrícola, os aeroclubes e escolas de aviação e os operadores privados.
Estão neste universo também a aviação de segurança pública e as aeronaves utilizadas pelos Estados e autarquias públicas, além dos serviços aéreos especializados, como a reportagem aérea, a prospecção mineral, o combate a incêndios, entre outros.
Informações da ABAG