Representando o grupo RDM, João Otávio Marques prestigia posse de novos desembargadores do TRE-DF
Principal executivo do escritório Marques e Marques Associados, e filho do “ceo” do grupo RDM, João Pedro Marques, compareceu a solenidade realizada em Brasília na última sexta-feira e que contou com a presença de diversas autoridades federais e locais.
Por Humberto Azevedo
Representando o grupo “Rede de Mídias” (RDM), o advogado João Otávio Marques prestigiou na última sexta-feira, 18 de outubro, a posse de novos desembargadores do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Distrito Federal (DF), André Puppin Macedo e Guilherme Pupe da Nóbrega, que foram os nomes escolhidos, em agosto, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), dentro da lista sêxtupla que tinha sido aprovada, no mês de abril, em votação ocorrida junto aos desembargadores do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT).
A sessão do TRE-DF que empossou os novos integrantes do colegiado foi presidida pelo presidente da corte, desembargador Jair Oliveira Soares, e que contou com a presença do governador de Brasília, Ibaneis Rocha (MDB); da vice-governadora do DF, Celina Leão (PP); do ministro-conselheiro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes; da deputada federal Silvia Waiãpi (PL-AP); do ex-deputado federal Geraldo Magela (PT-DF); além de diversas outras autoridades federais e locais, que também prestigiaram a solenidade.
Os dois novos desembargadores do TRE-DF ficarão no cargo até outubro de 2026. Puppin foi indicado por 25 desembargadores do TJDFT e concorreu com ele os nomes dos advogados Diego Barbosa Campos e Leonardo Fernandes Ranna. Já Pupe da Nóbrega teve o voto de 33 desembargadores da mais alta instância de Brasília para compor a segunda lista remetida ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ao ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski. Guilherme disputou a vaga com os advogados Guilherme Silveira Coelho e Jainara Cristine Loiola.
André Puppin é graduado em Direito, pós-graduado em direito processual civil, mestre e doutor em direito constitucional, além de exercer a advocacia e atuar na área acadêmica como professor e coordenador em renomadas instituições de ensino superior de Brasília. É membro também do Instituto Brasileiro de Direito Constitucional (IBDC) e foi conselheiro da seccional do DF da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) por duas gestões.
Já Guilherme Pupe é graduado, mestre e doutor em Direito, além de estar cursando pós-doutorado na universidade de Navarra, na Espanha. É professor de cursos de mestrado, especialização e graduação do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) desde 2013. Além de já ter sido professor-substituto da Universidade de Brasília (UnB) e também exercido nos últimos dois anos como desembargador-eleitoral-substituto no próprio TRE-DF.